Reconstrução da Petrobrás

Retomada do setor de fertilizantes: Equipe de transição discute propostas com petroquímicos e petroleiros

Voltar a produzir fertilizantes nitrogenados contribui para a soberania alimentar e a reindustrialização do país

[Por Davi Macedo, da imprensa do Sindipetro PR e SC]

Representantes da FUP e sindicatos filiados se reuniram na terça-feira (22) com membros da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília-DF, para debater a retomada do setor de fertilizantes no Brasil.

Participaram os senadores Jean Paul Prates (PT-NR) e Simone Tebet (MDB-MS); o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar; o coordenador do Sindiquímica-PR, Santiago Santos; o pesquisador do INEEP Rodrigo Leão; e os dirigentes sindicais Danilo Silva (Sindipetro SP) e José Maria Rangel (Sindipetro NF). Jean Paul, Tebet e Bacelar estão na equipe de transição.

» Leia também: Transição de governo: GT de Minas e Energia quer suspensão imediata das privatizações na Petrobrás

Os sindicalistas lembraram que em 2012 constava no planejamento estratégico do Sistema Petrobrás o alcance da autossuficiência de fertilizantes nitrogenados, mas com o golpe de 2016 o plano foi abandonado. “Paralisaram as obras da Fábrica de Três Lagoas (MS) e a Fafen-PR foi fechada. Já as Fafens no Sergipe e na Bahia foram arrendadas para a Unigel, mas a empresa só exporta a produção e não abastece o mercado interno. Tudo isso, somado à guerra na Ucrânia, fez com que Bolsonaro tivesse que se curvar ao Putin para importar fertilizantes da Rússia. É o preço de governar uma República como se ainda fosse uma colônia”, destacou Santiago Santos.

» Leia também: Petroleiros comemoram suspensão da venda da Regap

O coordenador do Sindiquímica-PR avaliou como positiva a presença dos senadores na reunião. “Jean Paul está no grupo de trabalho sobre energia da equipe de transição e é cotado para assumir a presidência da Petrobrás. Tebet é uma interlocutora progressista junto ao agronegócio e sabe da importância dos fertilizantes para o país. Era prefeita de Três Lagoas quando ocorreu a doação do terreno para a Petrobrás erguer a fábrica naquele município. Tivemos uma conversa muito produtiva sobre a necessidade de retomar esse setor estratégico para avançar na soberania alimentar e na reindustrialização do Brasil”.

Ainda segundo Santiago, o encontro em Brasília reacendeu a esperança de mudar os rumos da Petrobrás em relação às unidades paralisadas ou privatizadas. “Enxergamos que essas lideranças da equipe de transição estão sensíveis às nossas lutas pela reabertura da Fafen-PR, conclusão da Fafen Três Lagoas e de reinvestir no projeto xisto agrícola, especificamente na SIX”, analisou.