IV CONFUP

INTRODUÇÃO IV CONFUP

Reunidos em Santos, em São Paulo, de 7 e 9 de agosto de 1998, durante o quarto CONFUP, mais de 400 petroleiros elegeram a terceira diretoria da FUP, escolhendo como coordenador da Federação o sindicalista Maurício França Rubem. Os delegados presentes efetuaram a primeira alteração no estatuto da FUP, aumentando de 11 para 13 o número de titulares da Direção Colegiada da Federação.

Entre os principais encaminhamentos definidos por este congresso, destacam-se a unificação com o ramo químico, através da constituição de sindicatos democráticos a nível regional ou estadual; a definição de ações no setor petróleo, paralelamente aos trabalhos efetuados no setor energia; a promoção de encontros nacionais, em conjunto com a CNQ, de trabalhadores terceirizados.

Como pauta de reivindicações para a campanha salarial dos trabalhadores da Petrobras, a categoria defendeu a paridade na gestão da Petros, a reintegração dos trabalhadores demitidos nas greves de 1994 e 1995 e a estabilidade no emprego, entre outros pontos econômicos e sociais.

RELATÓRIO IV CONFUP