Petroleiros param na sexta, 24, e avaliam estado de greve contra privatizações

Arte: Comunicação da FUP

Governo Lula precisa assumir o controle da Petrobrás. Passou da hora da gestão bolsonarista já ir embora

 [Da imprensa da FUP]

A FUP e seus sindicatos aprovaram um calendário de lutas, com paralisações, estado de greve, ações políticas e jurídicas, para impedir que a gestão da Petrobrás dê prosseguimento às privatizações, conforme anunciou na última sexta-feira, 17.

Com quase três meses de governo Lula, a diretoria e o Conselho de Administração da empresa ainda seguem ocupados por indicados de Bolsonaro, que correm contra o tempo para concluir as vendas de ativos e boicotam as propostas de reconstrução da estatal.

» Leia também: Governo Lula precisa assumir o comando da Petrobrás

Na sexta, dia 24, trabalhadoras e trabalhadores petroleiros de todo o Brasil irão cruzar os braços em uma grande paralisação nacional, exigindo a suspensão das privatizações e a saída da gestão bolsonarista. Tá na hora da turma do Jair já ir embora.

Ao retomar a venda da Lubnor (CE) e dos polos de produção do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo, a Petrobrás vai na contramão da orientação dada pelo governo Lula, via Ministério das Minas e Energia, para que a empresa interrompa as privatizações. Em documento enviado à estatal no dia primeiro de março, o MME solicitou a suspensão por 90 dias da venda dos ativos que estão em andamento.

» Leia também: Governo Lula pede suspensão de venda de ativos da Petrobrás

A FUP e seus sindicatos estão acionando o governo para que cumpra o seu papel de acionista controlador da estatal e oriente os indicados da União no CA a votarem pela suspensão das privatizações.

Durante a paralisação nacional da categoria petroleira na sexta, 24, os sindicatos iniciarão assembleias para que os trabalhadores avaliem a aprovação de estado de greve contra qualquer tentativa de privatização de ativos da Petrobrás no governo Lula.

O projeto que foi eleito nas urnas foi o de reconstrução do Sistema Petrobrás e não de continuidade do desmonte.

É inadmissível que os bolsonaristas sigam entranhados na gestão da empresa, inviabilizando e boicotando o programa de governo que foi aprovado nas urnas. E, enquanto isso, continuem sendo “premiados” pelo PPP por “facilitar” a privataria e, assim, baterem as metas que lhes garantem polpudos e imorais superbônus.

Estamos falando de gestores que entregaram ativos estratégicos da Petrobrás a preço de banana, em negociações suspeitas, mas seguem ilesos e, ainda por cima, no comando da estatal.

Se venderam a Rlam pela metade do preço em uma negociação que ocorreu paralelamente à entrada ilegal no Brasil de R$ 16,5 milhões em joias recebidas de forma suspeita por Bolsonaro, como presente do governo da Arábia Saudita (que tem relações estreitas com o fundo de investimentos que comprou a refinaria baiana), imagine o que pode estar por trás das outras privatizações.

» Leia também: FUP quer que MPF investigue eventual relação entre joias e venda da Rlam

É urgente que o governo Lula assuma o controle da Petrobrás, estanque a sangria da empresa e investigue criteriosamente as escandalosas privatizações realizadas por Bolsonaro. O presidente Jean Paul Prates afirmou recentemente, em uma atividade com os petroleiros na Bahia, que irá “desbolsonarizar” a Petrobrás.

Já passou da hora da gestão bolsonarista já ir embora. Deixem o governo Lula trabalhar!