Reconstrução

Jean Paul Prates garante que a Petrobrás e os petroleiros ficam na Bahia e reforça compromisso com novos investimentos

Foto: Ana Reis/Sindipetro Bahia

O presidente da Petrobrás anunciou que irá reabrir o Torre Pituba, antiga sede da empresa na Bahia, e que manterá sob o controle estatal a PBio, a Termobahia e o Polo Bahia Terra

[Da imprensa da FUP]

Diante de centenas de trabalhadoras e trabalhadores petroleiros da Bahia, estado que deu início à produção de petróleo no Brasil, o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, garantiu que irá estancar o processo de desmonte da estatal e preservar os postos de trabalho na região: “a Petrobrás fica na Bahia”, afirmou.

O compromisso foi assumido neste domingo, 12, durante evento em Salvador, realizado pela FUP e Sindipetro Bahia, em parceria com o CEPE Stella Maris, que sediou o encontro.

Foi a primeira vez na história que um presidente da Petrobrás participou diretamente de reunião com diversos setores da categoria, dispondo-se a conversar abertamente sobre a gestão da empresa com trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas.

O olhar tenso dos petroleiros que compareceram ao encontro refletiam a preocupação com o destino de uma categoria calejada, que foi duramente atacada nesses últimos anos. De Temer à Bolsonaro, inúmeras foram as lutas, e por diversas vezes inglórias, para impedir o projeto de destruição e apagamento da Petrobrás na Bahia.

Foto: Ana Reis/Sindipetro Bahia

As falas emocionadas e os semblantes apreensivos dos trabalhadores que estavam diante de Jean Paul Prates, cobrando respeito, dignidade e compromisso com a reconstrução da estatal, denunciavam expectativas diversas com o desfecho de uma reunião que poderia ser decisiva para milhares de companheiros.

Prates: “Vamos desbolsonarizar a Petrobrás”

O presidente da Petrobrás ouviu atento cada desabafo e afirmou com todas as letras que a nova gestão irá “desbolsonarizar a empresa” e manter sob o controle estatal a PBio, a Termobahia e o Polo Bahia Terra, que estavam em vias de privatização. Ele também anunciou a reabertura do Torre Pituba, edifício sede da Petrobrás no estado, se comprometendo a retomar e a fortalecer os investimentos da empresa na região.

Foto: Ana Reis/Sindipetro Bahia

Jean Paul garantiu ainda que os petroleiros transferidos poderão permanecer na Bahia, inclusive os que estão em teletrabalho, mas são obrigados a se deslocarem para outros estados para cumprir a jornada presencial. O presidente explicou que o trabalho poderá ser realizado futuramente em unidades que a Petrobrás voltará a reativar na Bahia, como o Torre Pituba.

Além disso, ele anunciou a reabertura de novos concursos públicos para recomposição dos efetivos, bem como a ampla utilização do cadastro de reserva do último concurso, realizado ano passado, cuja vigência deve ser prorrogada pela empresa.

Em sua conta no twitter, Prates confirmou publicamente os compromissos assumidos: “Já anunciamos a revisão e suspensão das transferências compulsórias e vamos seguir em diálogo direto com todos e todas para construir uma Petrobrás forte para o futuro do povo brasileiro”.

O encontro com trabalhadores foi realizado no clube dos empregados da Petrobrás – O CEPE Stella Maris, em Salvador, um dos símbolos de resistência da categoria baiana, que se mobilizou para impedir o fechamento da unidade pelo governo Bolsonaro, mantendo de pé a história e a identidade dos petroleiros na região.

Durante o evento, a FUP e o Sindipetro Bahia entregaram ao presidente da Petrobras um documento elaborado coletivamente pelas entidades dos petroleiros do estado, com reivindicações e propostas para reconstrução da empresa.

Carta FUP e Sindipetro BA ao Presidente da Petrobrás

“Os encontros que Jean Paul têm realizado com a FUP e seus sindicatos reforçam a importância de voltarmos a ter uma interlocução efetiva com a gestão da empresa, o que nos foi negado nos últimos anos. Nos governos Temer e Bolsonaro, os gestores da Petrobrás esvaziaram os canais de negociação, atacaram a FUP e seus sindicatos, praticamente inviabilizando a interlocução com as representações do trabalhadores”, lembra o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Foto: Ana Reis/Sindipetro Bahia

“Nossa empresa vai continuar presente na Bahia, gerando empregos, promovendo o desenvolvimento do Nordeste e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos baianos”, afirmou Bacelar, ressaltando que a FUP e o Sindipetro seguirão empenhados na luta para reverter também as privatizações que foram realizadas, como a venda da Rlam, que foi entregue pela metade do preço a um fundo de investimentos árabes, cuja negociação está cercada de suspeitas de corrupção, como vem sendo denunciado no caso das joias recebidas pela família Bolsonaro.

Reabertura do Torre Pituba, recomposição dos efetivos e retomada dos investimentos

Dando sequência à agenda com a FUP e o Sindipetro Bahia, o presidente da Petrobrás visitou nesta segunda, 13, o edifício Torre Pituba, acompanhado por uma comitiva de dirigentes sindicais. Ao percorrer a antiga sede da estatal no estado, Jean Paul tornou a garantir a reabertura do prédio, que está abandonado desde o início do governo Bolsonaro.

Foto: Ana Reis/Sindipetro Bahia

A ideia é que o Torre Pituba volte a ser utilizado como sede da Petrobrás na Bahia, centralizando não só a administração dos negócios da empresa na região, como também antigas gerências que foram transferidas para o Rio de Janeiro, como a financeira, o compartilhado, a da AMS, entre outras.

Além disso, a reativação da unidade será fundamental para o incremento de outras atividades, servindo como suporte para os novos investimentos da estatal e recuperação da economia da região.  O edifício tem 22 andares, 2.600 vagas de estacionamento e 224 estações de trabalho por andar, com capacidade de abrigar cerca de cinco mil empregados.

Ainda nesta segunda, Jean Paul Prates participou de mais duas reuniões articuladas pela FUP e pelo Sindipetro Bahia. Uma com o governador Jerônimo Rodrigues e secretários do estado e outra com parlamentares da bancada local, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de municípios produtores de petróleo. A pauta girou em torno da retomada da capacidade de investimento da Petrobrás, desenvolvimento de projetos de energia renovável, novos investimentos para geração de emprego e renda para a região.

Foto: Mateus Pereira/Gov. Bahia

“Com a reabertura do Torre Pituba, a interrupção das privatizações e a retomada dos investimentos no estado, a Petrobrás vai poder oferecer novas oportunidades de trabalho e voltar a contribuir para o crescimento econômico não só dos municípios da Bahia, como de outras regiões do Nordeste e Norte do país. A visita do presidente da empresa ao nosso estado sela o compromisso dessa nova gestão com as propostas da categoria petroleira de reconstrução da Petrobrás”, explica Bacelar.