Fim das privatizações

Petrobrás anuncia encerramento de privatizações de vários ativos

Urucu, no coração da Amazônia, é um dos polos cuja venda foi cancelada. Foto: Agência Petrobras/Geraldo Falcão

Petrobrás anunciou encerramento de processos de privatização; FUP comemora decisão

[Da Comunicação da FUP]

A Petrobrás anunciou na manhã desta segunda-feira (04) o encerramento de privatização dos Polos de Bahia Terra e Urucu, o Campo de Manati, e da Petrobras Operaciones S.A., subsidiária da Petrobrás na Argentina.

“É um passo importante para a reconstrução da empresa, que vinha sofrendo com a privatização de diversos ativos importantes nos últimos governos”. A frase é de Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que comemora a interrupção da privatização de ativos estratégicos da estatal.

Bacelar lembra que o presidente Lula deixou claro que o fortalecimento da Petrobrás faz parte do projeto eleito nas urnas. “O fato relevante divulgado hoje ratifica o posicionamento do governo federal e da nova gestão da estatal, de que a empresa volta a cumprir seu papel de desenvolvimento econômico e social”.

O dirigente recorda que as principais razões da criação da Petrobrás, há 70 anos, foi assegurar a independência nacional em termos de abastecimento de petróleo, inclusive proporcionando combustíveis a preços razoáveis para fortalecer e expandir a cadeia produtiva e a geração de empregos em todo o país. “A população precisa ter clareza de que as empresas estatais não devem ter o objetivo exclusivo de obter lucro apenas pelo lucro, pois são empresas que têm como acionista majoritário o Governo Federal e, por esse motivo, também têm o compromisso com os desenvolvimentos econômico, social e sustentável de todo o país”, enfatiza Bacelar.

E finaliza: “Esperamos agora que a BR Distribuidora, Liquigás, os gasodutos, as refinarias e outros ativos estratégicos voltem a ser da Petrobrás. E que a empresa volte a participar da comercialização e distribuição em todo o Brasil. Do poço ao posto.”