Fim da hibernação

FUP e Sindiquímica PR cobram negociação com a Petrobrás e Ansa sobre retomada da Fafen PR e contratação dos trabalhadores

Diretoria Executiva aprovou a estruturação da área de fertilizantes nitrogenados. Representações sindicais querem o retorno dos demitidos de 2020

[Da imprensa da FUP]

Em reunião nesta quarta (24/01), com gestores da Petrobrás e da Araucária Nitrogenados (ANSA), a FUP e o Sindiquímica Paraná tornaram a cobrar o início imediato do processo de reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen PR).

A reunião, que contou com a participação do jurídico da Petrobrás, foi realizada após sucessivas cobranças das direções sindicais sobre a reabertura da fábrica e a recontratação dos trabalhadores demitidos há quatro anos, quando a unidade foi colocada em hibernação no governo Bolsonaro.

Leia também: FUP quer comissão de negociação para discutir retorno da Petrobrás ao setor de fertilizantes

Os representantes da Petrobrás informaram que a Diretoria Executiva aprovou a estruturação da área de fertilizantes nitrogenados, dando sequência às deliberações do novo Plano Estratégico, que garantiu o retorno da empresa ao setor, a partir da reabertura da Fafen PR, da retomada das Fafen’s BA e SE e da conclusão das obras da Fafen MS.

A FUP e o Sindiquímica enfatizaram a necessidade de readmissão dos antigos empregados da ANSA para que a reativação da fábrica ocorra em segurança, dada a larga experiência desses trabalhadores, que atuaram por mais de uma década na manutenção e operação da planta.

Em novembro do ano passado, as duas entidades sindicais apresentaram um parecer jurídico à Diretoria Executiva de Processos Industriais e Produtos da Petrobrás, recomendado que a retomada da Fafen PR seja realizada pelos ex-empregados, dada a preocupação com a segurança operacional da fábrica, que está hibernada desde 14 de janeiro de 2020.

Essa questão será, inclusive, objeto de debate na audiência de conciliação que será realizada dia 05 de fevereiro com representantes da Petrobrás e da ANSA, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A reunião foi convocada pelo ministro do TST, Maurício Godinho Delgado, em resposta à Ação Civil Pública em que os trabalhadores denunciam a Araucária Nitrogenados por danos morais e ambientais. A denúncia foi acolhida pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná, que também participará da audiência.

Leia também: Quatro anos após o fechamento da Fafen PR, trabalhadores ainda lutam pela sua retomada

A FUP e o Sindiquímica PR propuseram um calendário de negociações periódicas com os gestores da holding e da subsidiária para discutir como se dará a reativação e a retomada da produção da Fafen, além do modelo de contratação dos trabalhadores que irão conduzir esse processo no chão da fábrica. Os representantes da empresa acolheram a sugestão e se comprometeram a agendar a primeira reunião para o início de fevereiro.

A FUP e o Sindiquímica seguem na luta para que os trabalhadores demitidos no cruel e criminoso processo de fechamento da Fafen PR sejam readmitidos. “Além de terem sua dignidade resgatada, esses companheiros são fundamentais para que a retomada da nossa fábrica ocorra em total segurança”, afirma Ademir Silva, um dos demitidos e atual diretor da FUP e do Sindiquímica PR.