Conquista da FUP

FUP conquista pagamento de abono para os trabalhadores da Transpetro

Foto: Agência Petrobrás

[Da Comunicação da FUP]

Após negociação entre a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Transpetro, a nova gestão da empresa realizará um pagamento na forma de abono a ser calculado pela diferença entre o valor pago e o valor correspondente ao atingimento de 100% dos indicadores da PLR 2022. O objetivo da medida, que era uma preocupação da FUP e seus sindicatos, era complementar o valor dos indicadores do PLR que foi possível negociar com a gestão intransigente do governo Bolsonaro.

Se alguma marca tiveram as gestões de Temer e Bolsonaro foi a prepotência e o absoluto desprezo pela empresa e seus trabalhadores e trabalhadoras. A nova gestão da Transpetro dá uma resposta positiva, no âmbito do possível.

Segundo a minuta do Acordo, o pagamento é parte de uma “compensação e reconhecimento aos empregados pelo empenho que resultou à Companhia lucro operacional superior ao do ano anterior”. A Transpetro atingiu um resultado financeiro na ordem de R$ 2,8 bilhões, cifra maior que o lucro do ano de 2021.

Para o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, o pagamento do abono é sintoma de um novo tempo: “Celebramos a medida tomada pela gestão da Transpetro, não só por justa, mas também pelo que ela representa. Essa atitude representa a chegada de um novo tempo para os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás, com uma gestão que respeita seus empregados, e que está aberta ao diálogo”.

A FUP enviou a minuta do Acordo para seus sindicatos, com o indicativo de aprovação, solicitando que sejam realizadas quanto antes as assembleias para aprovação do documento.

Leia na íntegra aqui:

ANEXO DNS 022.2023 – Minuta Acordo Abono Transpetro