debate de ampla repercussão

Nota da FUP sobre exploração da Margem Equatorial Brasileira

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) acompanha com atenção a discussão em torno da exploração da Margem Equatorial Brasileira e participará no próximo dia 31 de maio de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados, que debaterá sobre a intenção da Petrobrás de explorar petróleo e gás na foz do rio Amazonas. Enfrentar esse debate de ampla repercussão nacional e internacional é tarefa de grande responsabilidade, que implica consequências para o futuro do país.

A FUP defende a ampliação e aprofundamento de estudos e dos debates em torno do assunto, com a participação da sociedade brasileira. A FUP alerta, porém, para a necessidade de se evitar a politização desse debate, o qual tem que seguir critérios técnicos e o que demanda a legislação brasileira.

O processo decisório de licenciar ou não a exploração de petróleo na foz do Amazonas requer um processo institucional robusto de diálogo, participação, transparência e coordenação política.