Webinário do INEEP desta terça é sobre as privatizações da Petrobras e o risco de faltar combustíveis

A venda de participações da Petrobras em empresas de transporte e distribuição de gás natural, a privatização das refinarias e os reflexos destas iniciativas no abastecimento de combustíveis estão entre os principais temas do Webinário que o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realiza amanhã (10/08), às 19 horas.

O economista Henrique Jäger, pesquisador do Ineep, é o convidado para essa conversa, que será transmitida pelo canal do Youtube e pelo Facebook.

A partir de 2017, a Petrobras iniciou sua saída das transportadoras de gás natural, TAG e NTS, e recentemente anunciou a venda de suas participações em distribuidoras estaduais do produto. Este ano, com a privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, deu partida ao processo de privatização de suas unidades de refino. No dia 31 de agosto, vence o novo prazo acordado entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a venda da Reman (AM).

Como se organizarão os mercados de gás natural e de derivados de petróleo? Haverá prejuízos para o abastecimento? Há riscos de monopólio privado e encarecimento do produto? Como as privatizações no segmento do gás natural poderão se refletir sobre a transição energética no país? Essas são algumas questões que serão apresentadas ao pesquisador ao longo do próximo Webinário do Ineep.

[Do site do Ineep]