Nota da FUP

Defender o mandato de Glauber Braga é defender a democracia

A FUP e seus sindicatos manifestam total apoio e solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que está em greve de fome desde a noite de ontem, lutando pela manutenção do seu mandato parlamentar.

Na quarta-feira (9), o Conselho de Ética da Câmara aprovou a cassação dele por 13 votos a 5. Uma decisão absurda, que evidencia a perseguição do Centrão contra Glauber, que sempre denunciou o Orçamento Secreto e enfrentou as manobras desses parlamentares contra o Estado Democrático de Direito.

O Conselho de Ética abre, portanto, um precedente perigoso contra o direito constitucional de um parlamentar eleito defender suas posições políticas com total liberdade e respeito à democracia.

Em seu quinto mandato, Glauber Braga tem sido um combativo aliado dos petroleiros, com participação ativa nas lutas contra as privatizações do Sistema Petrobrás e a entrega do pré-sal. Sempre se pautando pela defesa intransigente dos direitos do povo brasileiro e em defesa da democracia e da soberania nacional. É inadmissível que ele venha a ter o seu mandato usurpado, sob a alegação de ter quebrado o decoro parlamentar, após reagir em 2024 à provocação de um militante do MBL ao ofender a sua mãe com Alzheimer e nos dias finais de vida.

Não nos calaremos diante de tamanha injustiça. Defender o mandato de Glauber é defender a democracia.

Em protesto contra a decisão de cassação do seu mandato, o parlamentar permanece desde a noite de ontem em greve de fome, no plenário da Comissão de Ética, onde passou a noite dormindo no chão e ingerindo somente líquido. “Essa tática radical é fruto de uma decisão politica: não serei derrotado por Arthur Lira e pelo orçamento secreto. Vou às últimas consequências”, afirmou Glauber em suas redes sociais.

O PSOL, o PT e outras legendas de esquerda estão tentando recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara antes que a ação da cassação do parlamentar seja encaminhada ao plenário da Casa.

Somos todos Glauber! Todo apoio e solidariedade da categoria petroleira ao companheiro!

Glauber fica!

Federação Única dos Petroleiros – FUP

Rio de Janeiro, 10/04/2025