Nesta terça, 28/02, a Diretoria do SINDIPETRO-RN tomou conhecimento sobre denúncias gravíssimas de assédio moral e exercício de atividades em condições inadequadas por parte da 3R Petroleum no Pólo Macau, no Rio Grande do Norte.

Conforme depoimento colhido pelo sindicato, alguns profissionais da 3R Petroleum fazem alterações verbais em padrões de atividades exercidas (sem registro) aos terceirizados, podendo comprometer resultados e as equipes de trabalho.

Relatos de alterações de padrões e procedimentos de forma verbal são constantes, explica o diretor da FUP e do SINDIPETRO-RN, Pedro Lúcio. “Eles entram nos locais de trabalho, exigem a mudança de todo o procedimento técnico de forma verbal e quem não fizer e exercer o seu justo direito de recusa sofre o risco de ser demitido.”, afirmou um trabalhador durante a denúncia. O relato continua, “somos terceirizados, mas recebemos ordens diretamente de empregados da 3R Petroleum”, em mais uma narração evidenciando também a ilegalidade da terceirização.

Em outra denúncia, trabalhadores afirmam existir instalações inadequadas, sem ventilação, sem exaustão e em espaço minúsculo para manipulação de petróleo com presença de outras substâncias químicas insalubres como H2S (sulfeto de hidrogênio).

Conforme o exposto, o SINDIPETRO/RN fará a denúncia para os órgãos competentes e tomará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos buscando a reparação dos danos causados, a adequação das instalações e dos procedimentos e o combate ao assédio moral no local de trabalho.

Em caso de novas denúncias os trabalhadores podem enviar o depoimento via e-mail do sindicato em [email protected] ou pelo whatsapp: 84 99959-0184. Todas os relatos serão restringidos à direção sindical e as fontes das informações serão preservadas em sigilo.