Dia internacional da mulher

Sindipetro-NF fará uma série de atividades para marcar o 8 de março

Drag queen, autora do canal Tempero Drag, Rita Von Hunty é uma das atrações

O mês da mulher está chegando e a Diretoria do Sindipetro-NF está organizando uma série de atividades que vão movimentar Macaé. Para a categoria acontecerão cafés da manhã e da tarde com trabalhadoras da ativa e petroleiras aposentadas e pensionistas nos dias 8, 11, 23 e 30 de março. Veja o calendário no final da matéria.

No dia 8 de março, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Macaé, o Sindipetro-NF  exibirá a peça “Maria” que aborda o tema da violência doméstica de forma poética, a partir de relatos verídicos, estudados a campo e transformados em dança experimental a partir do corpo urbano do Coletivo Flores, companhia de Dança profissional do CIEMH2 Núcleo Cultural. Depois da apresentação o público haverá uma roda de conversa.

“Maria” traz um trabalho corporal virtuoso desenvolvido a partir de uma narrativa linear feita com dança, tem como finalidade aproximar as pessoas da “história” para que possam se identificar com os artistas em uma conversa coreográfica de forma intensa e dirigida às possíveis emoções, explicam a produtora, Dilma Negreiros do CIEMH2.

Uma das grandes surpresas do mês acontece no dia 11 de março, quando o teatro do Sindipetro-NF receberá a drag queen Rita Von Hunty, às 18h30. O Sucesso foi tanto que em menos de 24 horas os ingressos se esgotaram.

Rita vai falar da “Importância do Teatro para construção de Patrimônio e Memória”, além dela foram confirmadas as apresentações de “O dia que ninguém Morreu” pela Cia Teatral Coxias e “Trincheiras e Ballet” com Gabriel Guimarães e Morgana de Pinho.

O evento tem produção de Outra Produções e  ACS Produções, patrocínio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria De Integração Metropolitana, pelo edital Integra Rio e conta com apoio cultural  do Sindipetro-NF.

Quem é Rita Von Hunty?

Palestrante e autora do canal Tempero Drag, no Youtube – com figurino que lembra a moda das décadas de 1950 a 1970, Rita Von Hunty oferece aulas-cápsulas sobre debates contemporâneos de consciência de classe, diversidade, capitalismo, respeito e discurso de ódio.
Persona de Guilherme Terreri Lima Pereira, de 28 anos, formado em artes cênicas e letras, Rita Von Hunty começou seu canal falando sobre comida vegana e aos poucos foi avançando para temas como feminismo, empoderamento e LGBTfobia e entre outros.
O sucesso tem sido tão grande que a drag saiu das telas e dá cursos em todo o Brasil com temas sobre política, filosofia e sociologia. Somando mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, Rita Von Hunty se tornou uma importante voz frente a onda conservadora no Brasil.

Mostra teatral

No dia 23 de fevereiro acontecerá, às 18h, uma Mostra Feminina de Cultura Sindipetro-NF, que envolve apresentação do Coral Mater Vocem e apresentação de três esquetes – A Hora Das Meninas com as atrizes Cássia Gomes, Scarpi, Josie Schuenk, Sofia Gomez; Romualdo Ângelo – Um Nome Tatuado, com Kelly Tavares e Eu Negra com Cláudia Byspo.

A coordenação de produção artística é de Janaina Mendes, Inspira Projetos Artísticos. Também na sede de Macaé.

Seminário

Para fechar as atividades com chave de ouro, o Departamento Cultural está organizando um Seminário com o tema “A nossa liberdade está na união”, para debater o papel da mulher no novo cenário político cultural do Brasil, com a participação de mulheres referência na política, comunicação e cultura, no dia 30 de março. A programação e o horário ainda estão sendo fechados. Aguardem mais informações nas redes sociais da entidade.

Café da Manhã com as petroleiras ativas

8/03 – Imbetiba

15/03 – Farol

22/3 – Parque de Tubos

29/3 – Cabiúnas

GT Química

Café da tarde com as petroleiras aposentadas e pensionistas – aguardando data

 

Serviço
Teatro do Sindipetro-NF
R. Ten. Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro – Macaé

Ficha Técnica de Maria:

Direção e concepção: TAÍS VIEIRA

Intérpretes criadores: RENATO MOTA e JOYCE PACHECO

Produção: DILMA NEGREIROS

Sonorização/Produção musical: Taís Vieira e Thiago Morethe