Sindipetro Bahia alerta para possível calote da Elfe e luta para que trabalhadores não sejam prejudicados

Foto: Divulgação/Elfe

Há muito tempo, o Sindipetro vem denunciando e procurando resolver as diversas irregularidades que vêm sendo praticadas pela empresa Elfe em todos os seus contratos na Bahia, a mais recorrente delas são os atrasos nos pagamentos dos salários dos trabalhadores.

Inicialmente, os problemas aconteciam, com frequência, no contrato da Elfe com a Cerb, mas hoje já atingem os contratos de automação, o de compressores e o facility da empresa.

A cada dia aumenta a dificuldade do Sindipetro de lidar com a Elfe que vem dando claros sinais de que não vai honrar seus compromissos com os trabalhadores e nem com os seus fornecedores.

Leia também: Trabalhadores de terceirizada da Petrobrás na Bahia estão há 11 dias sem receber. Atrasos são recorrentes

Todos os meses, a Elfe atrasa o pagamento dos salários dos trabalhadores de todos os seus contratos, inclusive daqueles que atuam nas áreas da Petrobrás, o que antes não acontecia. A empresa também atrasa o pagamento da gratificação de férias e não quer pagar a multa devida nestes casos, atrasa ainda o pagamento do ticket alimentação e do 13 º salário, não está depositando o FTGS em alguns de seus contratos e não tem pagado as verbas rescisórias em caso de demissão. Além disto, tem apresentado propostas de reajuste salarial muito baixas nas negociações coletivas, o que inviabiliza o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho.

E tudo indica que a situação critica da Elfe não se restringe à Bahia. Os trabalhadores que atuam em Sergipe, em um contrato com uma empresa de energia, paralisaram suas atividades porque ainda não receberam (pelo menos até o dia 20/04) os salários do mês de março.

“Hoje a Elfe é o tipo de empresa que vende almoço para comprar janta e isto preocupa muito o sindicato, pois não vamos aceitar que os trabalhadores sofram calote e sejam ainda mais prejudicados do que já estão sendo “, afirma o Diretor de Comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, que afirma estar desde a semana passada tentando conversar, mais uma vez, coma direção da empresa, sem sucesso.

No inicio do mês, a Elfe se comprometeu com o sindicato que até o dia 30/04 regularizaria todas as pendências, mas já avisou que não vai conseguir cumprir o prazo estipulado por ela mesma.

O Sindipetro está avaliando quais as medidas que podem ser tomadas para garantir que os trabalhadores não sejam prejudicados. DE antemão, o sindicato enviou, nesta quarta-feira (20), um ofício notificando a Petrobrás sobre o que está ocorrendo – atrasos de pagamentos, pendências, dívidas e até ilegalidades da empresa praticadas na Bahia. Também foi enviada notificação para a Cerb

A intenção do Sindipetro é paralisar as atividades dos diversos contratos da empresa na Bahia, pois não há mais condições de permitir o que está ocorrendo.

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]