Segundo dia da IX Plenafup terá debates sobre transformações no mundo do trabalho e os desafios dos sindicatos e da esquerda

O segundo dia da IX Plenária Nacional da FUP terá debates importantes sobre as transformações no mundo do trabalho e os desafios da esquerda e do movimento sindical na incorporação das pautas contra todas as formas de opressões (veja abaixo a programação do dia). A Plenária, que tem como tema “Energia para reconstruir o Brasil”, está sendo realizada virtualmente, com a maior parte das atividades em salas de videoconferência da plataforma Zoom, para garantir a devida segurança em tempos de pandemia aos cerca de 150 petroleiros e petroleiras que participarão do evento.

Ao final desta sexta, será feito o lançamento do livro “Operação Lava-Jato: Crime, Devastação Econômica e Perseguição Política”, com trasmissão pelo canal da FUP no Youtube.

O líder do movimento Entregadores Antifascistas, Paulo Galo Lima, cuja participação estava prevista na mesa da manhã, não pode participar da Plenária. Ele foi mantido preso de forma arbitrária por participação em ato político do movimento Revolução Periférica, que incendiou a estátua do Borba Gato, em São Paulo, em protesto à violência contra as minorias, que marca a história do país. Galo foi solto na noite de terça-feira, 10, após ser mantido preso desde o dia 27 de julho, mesmo tendo um habeas corpus, que garantia a sua liberdade.


A programação completa e os materiais da IX Plenafup, assim como as notícias da plenária, estão disponíveis aqui.


10h às 12h

Mesa 2: Transformações nas Relações de Trabalho e Representação Sindical – com o ativista Paulo Galo Lima, líder do movimento Entregadores Antifascistas, o sociólogo Clemente Ganz Lúcio, ex-diretor técnico do Dieese, a economista Marilane Teixeira, pesquisadora da Unicamp e do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização. A mesa será coordenada pelos petroleiros Sérgio Borges (FUP/Sindipetro NF) e Dary Beck (Sindipetro RS). Debate fechado para os inscritos na IX Plenafup, com acesso à sala da plataforma Zoom.

15h às 17h

Mesa 3: Desafios da esquerda e dos sindicatos na incorporação das pautas contra todas as formas de opressões – com Walmir Siqueira, coordenador do Coletivo Nacional LGBT da CUT, e a socióloga Luciane Soares da Silva, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense e coordenadora do Núcleo de Estudos Cidade Cultura e Conflito (NUC/UENF). Mesa será coordenada pelos petroleiros Alex Frey (Sindipetro RS) e Tiago Franco (Sindipetro Unificado SP). Debate fechado para os inscritos na IX Plenafup, com acesso à sala da plataforma Zoom.

18h às 20h

Lançamento do livro “Operação Lava-Jato: Crime, Devastação Econômica e Perseguição Política”  – com Fausto Augusto Júnior, coordenador técnico do Dieese e um dos organizadores do livro; Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Claudio da Silva Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (CONTICOM); e Edson Carlos Rocha da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói/RJ e coordenador do Setor Naval da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). Mesa será mediada pelo petroleiro Tadeu Porto, diretor da FUP e do Sindipetro NF, com transmissão pelo canal da FUP no Youtube.