Sindipetro Caxias

Resultado do plebiscito quer unificação das Federações Petroleiras

Terminou ontem, dia 03/04, o Plebiscito Consultivo realizado pelo Sindipetro Caxias, sobre as Federações Petroleiras, que reflete a vontade da categoria sobre continuar filiado à FUP, ir para a FNP ou construir uma outra entidade. O resultado de um total de 683 votos: FUP com 144 votos (21%), FNP com 43 votos (6%), REUNIFICAÇÃO recebeu 494 votos (72%) e Branco e Nulo foram 2 votos.

O resultado do plebiscito confirma a opinião que a FUP defende, a necessidade de promover a real unidade da categoria petroleira, e também destaca o protagonismo da FUP junto à categoria. Os petroleiros e petroleiras de Caxias defenderam massivamente que o sindicato deve deixar as divergências de lado e trabalhar em torno dos consensos da unificação da categoria petroleira.

Em vídeo, o diretor da FUP e Sindipetro RN, Pedro Lucio parabenizou a direção do Sindipetro Caxias e principalmente a base petroleira que sinalizou o que de fato é relevante, “a unidade em torno da retomada dos nossos direitos e na defesa da Petrobrás e sua reconstrução como estatal.

Marcello Bernardo, diretor do Sindipetro Caxias agradeceu a participação da categoria petroleira em Caxias. “Estamos semeando uma nova história com esse debate, e a participação de todos e todas foi muito importante.”

Cibele Vieira, diretora da FUP e do Unificado de SP destacou a pluralidade como forte característica da FUP, em que diferente do que muitos pensam, não há só petistas na sua direção, tem pessoas filiadas a outros partidos do campo da esquerda progressista, assim como em seus sindicatos filiados. Há também um trabalho sério relacionado à diversidade humana, a FUP tem um coletivo de mulheres petroleiras consistente, tem a frente LGBTQIAP+ e o Coletivo de Combate ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial. A FUP tem uma luta histórica contra as opressões e contra todas as formas de preconceito.

Paulo Cesar, diretor da FUP e Sindipetro Bahia também gravou vídeo enaltecendo o resultado do plebiscito. Assista aqui: