Defesa da democracia

RELUTE: Petroleiros anistiados de Campinas lançam carta aberta sobre importância de derrotar Bolsonaro e enterrar a ditadura

Greve dos petroleiros de 1983 durou seis dias e se tornou um marco da luta contra a ditadura militar / Foto: Arquivo do Sindipetro SP

A carta aberta é assinada pelo petroleiro Antônio Jesus Alencar Ferreira, presidente da Associação dos Anistiados Políticos Petroleiros da Refinaria de Paulínia da Greve de 1983. Leia a íntegra:

Aos petroleiros anistiados políticos

Escrevo esta carta em nome da Associação dos Anistiados Políticos Petroleiros da Refinaria de Paulínia da Greve de 1983 – RELUTE, que representa os interesses dos anistiados políticos da greve de 1983, ocorrida na Refinaria de Paulínia (Replan), e sucedida por forte repressão do ditador João Batista Figueiredo (1979-1985).

Na impossibilidade de olhar no olho de todos os meus companheiros, que comigo protagonizaram um dos maiores episódios de enfrentamento às arbitrariedades da ditadura militar, decidi redigir essas breves palavras para dialogar sobre a importância do nosso posicionamento coletivo – mas também individual – no atual cenário político.

Sabemos, por experiência de luta, que nenhuma conjuntura é estática. Mas, também aprendemos, que alguns momentos são mais decisivos, paradigmáticos, e consequentemente mais influentes nos rumos da história. Tínhamos essa clareza quando protagonizamos a primeira greve na Petrobrás durante a ditadura, colocando nossos empregos e o bem-estar das nossas famílias à prova.

Por isso, não podemos vacilar sobre o que de fato está em jogo na eleição do próximo dia 2 de outubro.

Leia também: Lula cresce 3 pontos em uma semana e tem 44% dos votos contra 35% de Bolsonaro

De um lado, temos a possibilidade do retorno de um governo petista, que durante seus mandatos elevou à Petrobrás ao patamar de uma das maiores empresas do mundo e, além disso, teve coragem de reivindicar a nossa memória – dos mortos, dos desaparecidos, dos torturados e dos perseguidos políticos. Lula, anistiado político como nós, representa a esperança não apenas de ver assegurado os nossos direitos como de retomar a esperança para o povo brasileiro.

Do outro, um protótipo de presidente que há anos reitera seu apoio aos métodos praticados durante o período militar (1964-1985). Mais do que isso, coloca-se recorrentemente como um defensor da volta da ditadura ao país. E, neste contexto, paralisou os processos de resgate da memória e de reparação econômica por meio da anistia.