A mobilização dos aposentados e pensionistas durante 13 dias de vigília pela solução definitiva dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) foi fundamental para a conquista dos três eixos de luta da campanha reivindicatória da categoria petroleira
[Nota da FUP]
Após 13 dias de mobilização permanente, a vigília dos aposentados, aposentadas e pensionistas pela solução definitiva dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) foi encerrada, a partir do indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), aprovado em reunião do Conselho Deliberativo (CD). Com isso, as assembleias passarão a ser realizadas nas bases para debater os encaminhamentos da luta e os desdobramentos das negociações.
A mobilização cumpriu um papel central, reafirmando os três eixos estratégicos da campanha reivindicatória da categoria petroleira. No primeiro eixo, que trata do fim dos PEDs, houve o compromisso firmado pela Petrobrás de que todo o processo seguirá acompanhado até a sua conclusão na mediação no Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que esse trabalho avance ao longo do primeiro semestre do próximo ano.
Confira a carta-compromisso da Petrobrás para resolver os PEDs:
Compromisso PEDO segundo eixo reafirma a luta pela retomada dos direitos retirados durante os governos anteriores e pela distribuição justa da riqueza gerada pelos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás.
O terceiro eixo está diretamente relacionado à defesa de um Brasil soberano, com um Sistema Petrobrás forte, público e comprometido com a manutenção dos investimentos, a geração de empregos e o desenvolvimento nacional.
A FUP destaca que a vigília foi uma demonstração concreta de resistência e unidade, construída especialmente pelos aposentados, aposentadas e pensionistas, que permaneceram acampados e mobilizados em frente à sede da Petrobrás, ao longo dos 13 dias, mesmo diante das dificuldades.
A Federação agradece a todos e todas que participaram da vigília, reforçando que a luta não se encerra com o fim do acampamento.
As assembleias seguem como espaço de deliberação, fortalecendo a organização da categoria para os próximos passos na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás.