Solidariedade

Não nos calarão! Nota da FUP em apoio a Jailton Andrade, nosso @japantera

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados vêm a público manifestar solidariedade ao nosso companheiro Jailton Barbosa Matos Andrade (@japantera), que vem sofrendo assédio judicial por seu posicionamento firme em defesa dos direitos humanos e das causas pelas quais milita, em especial as lutas ambiental e antirracista.

Petroleiro e dirigente sindical, Jailton é também um engajado comunicador popular, criador, apresentador e editor do programa “Debate Petroleiro”, além de articulista em diversos portais de comunicação. De forma criativa e irreverente, ele tem utilizado esses espaços para pautar questões de destaque do setor petróleo, sempre fazendo o debate crítico e transversal com temas ligados à exploração do trabalho, às desigualdades, às políticas públicas, à sustentabilidade ambiental, ao combate ao racismo e em defesa dos direitos humanos.

Em seus canais e redes sociais, Jailton emite opiniões e faz denúncias documentadas por meio de reportagens investigativas, o que contraria, em regra, grandes interesses, o que lhe custou ser demandado até o presente momento em 10 processos judiciais.

A utilização do aparato judicial com o ajuizamento de diversos processos a partir das suas manifestações públicas para calar a sua voz de cidadão é fenômeno crescente que visa intimidar comunicadores e jornalistas investigativos no Brasil. A FUP e seus sindicatos repudiam veementemente essa conduta e se somam às diversas organizações partidárias, sindicais e sociais que se levantaram em defesa do nosso companheiro sindicalista, cuja voz tem sido fundamental na defesa das causas sociais e trabalhistas.

Vale destacar que a nossa Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, garantindo a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença prévia do poder público.

Não irão nos calar, nem nos intimidar! Todo apoio e solidariedade a Jailton Andrade. Você não está só! Nós, petroleiros e petroleiras de todo o Brasil, estamos contigo nessa luta, ao lado das respeitadas entidades de defesa dos direitos humanos, que já se manifestaram em apoio a você, como o Grupo Tortura Nunca Mais, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania, entre outras.

Federação Única dos Petroleiros – Diretoria Colegiada

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2024