Deyvid Bacelar destacou que para garantir a autossuficiência no refino é necessário que novas refinarias sejam criadas, com foco no hidrogênio e combustíveis verdes
[Da imprensa da FUP]
Durante sessão solene que aconteceu nesta quarta, 4/10, no Congresso Nacional, em homenagem aos 70 anos da Petrobrás, Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, falou da expectativa em relação ao planejamento estratégico da companhia que deve ser divulgado agora em novembro desse ano de 2023.
“A expectativa da nossa categoria e da sociedade brasileira é de que possamos superar o cenário de resiliência que vivemos para termos autossuficiência. Precisamos da autossuficiência no refino para garantir o atendimento pleno da demanda que nós teremos aqui no Brasil de uso de energia, e para isso ocorrer, é necessário que novas refinarias sejam criadas. Uma refinaria do futuro, uma biorrefinaria que tenha de fato hidrogênio e combustíveis verdes. Vamos fazer como fizemos no Pré-Sal, na Bacia de Campos, assim como fizemos lá atrás para termos as nossas refinarias que temos hoje, nós precisamos superar esse cenário de resiliência”
Deyvid também destacou a importância “de se olhar para a exploração e produção de petróleo na Margem Equatorial Brasileira, pois é inadmissível que o norte do país, que infelizmente tem o menor índice de desenvolvimento humano do país, não tenha a oportunidade de ter um desenvolvimento econômico, social e sustentável”. E completou dizendo que a sessão solene, realizada nesta quarta, demonstra a importância política da Petrobrás, como empresa responsável pelo desenvolvimento social e regional do Brasil.