Plenária da FUP prossegue até domingo, com debates estratégicos para a categoria petroleira e o Brasil

Prossegue neste sábado, 14, a IX Plenária Nacional da FUP, que teve início na quinta-feira, 12, com participação de cerca de 150 petroleiros e petroleiras de todo o Brasil. Os painéis de debate estão sendo realizados através da plataforma de videoconferência Zoom. Hoje pela manhã, acontece a quarta mesa de plenária, que trata de um tema fundamental para a categoria petroleira e o Brasil: “A luta contra as privatizações” (veja programação abaixo).

Na parte da tarde, o debate será em torno do setor energético, com a mesa “Energia para reconstruir o Brasil e a proposta dos petroleiros e petroleiras”,  com participação do ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

Na sequência, será feito um debate em comemoração aos três anos do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP), com lançamento do quarto livro produzido pelos pesquisadores, “A economia política dos hidrocarbonetos entre a pandemia e a transição energética”, que reúne artigos e estudos sobre como a indústria de petróleo se comportou na pandemia, a aceleração das privatizações do Sistema Petrobras, preços abusivos de combustíveis no Brasil e transição energética

14/08 – sábado

10h às 12h – Mesa 4: A luta contra as privatizações – com Fabíola Latino Antezana, da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) e da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE); Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas; Mário Dal Zot, presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) e diretor da FUP; senador Jean Paul Prates, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras e Líder da Minoria no Senado; José Aparecido Gandara, presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios (FINDECT). Mesa será coordenada pelos petroleiros Mário Dal Zot (FUP/Sindipetro PR/SC) e Ivis Corsino (Sindipetro RN).

14h às 16h – Mesa 5: Energia para reconstruir o Brasil e a proposta dos petroleiros e petroleiras – com José Sérgio Gabrielli, ex-Presidente da Petrobrás e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Cibele Vieira, diretora da FUP. Mesa será coordenada pelos petroleiros Homero Pontes (Espírito Santo) e Marcus Ribeiro (Sindipetro AM).

16h às 18h – Painel “Ineep: três anos transformando energia em conhecimento”, em comemoração aos três anos do Instituto – com Deyvid Bacelar coordenador geral da FUP; Rodrigo Leão, diretor técnico do INEEP; William Nozaki, diretor técnico do INEEP; Fátima Viana, diretora da FUP e diretoria política do INEEP; José Maria Rangel, ex-coordenador da FUP e idealizador do INEEP, atual diretor do Sindipetro-NF. Ao final do debate, será feito o lançamento do livro do INEEP “Economia política dos hidrocarbonetos: Entre a pandemia e a transição energética”, com participação dos pesquisadores William Nozaki, Rafael Rodrigues da Costa e Isadora Caminha Coutinho. Mesa será mediada pela petroleira Fátima Viana, diretora da FUP e do Sindipetro RN, com transmissão pelo canal da FUP no Youtube.

18h – Atividade cultural – live com Tonho Matéria, cantor, capoeirista e compositor baiano, ex-vocalista das bandas Ara Ketu e Olodum. Transmissão no youtube.com/c/FUPBRASIL

15/08 – domingo

9h às 12h – Grupos de Trabalho

14h às 17h – Plenária final

[Imprensa da FUP]