Painel da IX Plenafup celebrará três anos do INEEP, com lançamento de livro

Pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP) terão uma mesa na IX Plenafup, que celebrará os três anos de criação da entidade. O painel “Ineep: três anos transformando energia em conhecimento” reunirá na tarde de sábado, 14/08, os diretores técnicos do Instituto, Rodrigo Leão e William Nozaki, o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, a petroleira Fátima Viana, diretora da FUP e diretora política do INEEP, e José Maria Rangel, ex-coordenador da FUP e atual diretor do Sindipetro-NF.

Ao final do debate, será feito o lançamento do quarto livro com artigos e estudos produzidos pelo Instituto, “Economia política dos hidrocarbonetos: Entre a pandemia e a transição energética”, que contará com a participação também dos pesquisadores Rafael Rodrigues da Costa e Isadora Caminha Coutinho.

Lançado em 01 de março de 2018, o INEEP tem se destacado na produção de pesquisas e análises relevantes sobre o setores de óleo e gás e energia, além de estudos sobre a geopolítica do petróleo. A criação do Instituto foi aprovada por unanimidade pelos petroleiros durante o XVII Congresso Nacional da FUP, realizado em agosto de 2017, em Salvador.

Os pesquisadores inicialmente assessoravam a categoria nos debates e interlocuções junto à Petrobrás e ao governo, através do Grupo de Estudos Estratégicos e Pesquisa para o Setor de Óleo e Gás (GEEP), núcleo embrionário do Ineep. Na época, o então coordenador da FUP, José Maria Rangel, um dos idealizadores do Instituto, explicou a importância do INEEP: “A direção da FUP entendeu que para rebater os ataques da grande imprensa e do governo golpista à Petrobrás era de fundamental importância que nós nos qualificássemos no debate. Precisávamos sair das frases de efeito e dos jargões que mobilizam a luta sindical e partirmos para discutir profundamente quais são os problemas da empresa, apontando possíveis soluções”.

Serviço:

Painel: “Ineep: três anos transformando energia em conhecimento”

Com: Rodrigo Leão, William Nozaki, Deyvid Bacelar, José Maria Rangel e mediação de Fátima Viana

Quando: sábado, 14/08, das 16h às 18h

Transmissão ao vivo no canal da FUP no Youtube

[Da imprensa da FUP]