Novos tempos

Nos 55 anos da Regap, Sindipetro MG relembra lutas da categoria e resistência contra a privatização

Petroleiros da Regap em Greve de 1994. Foto: Arquivo Sindipetro/MG

Nesta quinta, 30, aniversário de fundação da refinaria,  petroleiros relembram as grandes greves de 1994, 2018 e 2020 e as lutas recentes para impedir a venda da unidade

[Da imprensa do Sindipetro MG]

Nesta quinta-feira (30), a Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada em Betim/MG, comemora 55 anos de existência. A Regap é uma das principais refinarias da Petrobrás e uma das maiores unidades industriais de Minas Gerais. Desde a sua inauguração em 1968, ela tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento industrial, social e econômico na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A Regap é a responsável pelo processamento de petróleo bruto, produção de derivados de combustíveis para o estado de Minas Gerais, além de abastecer parte dos estados do Espírito Santo e Bahia. Ao todo, ela tem capacidade de processar 166 mil barris de petróleo por dia e emprega cerca de 1.800 trabalhadores.

Ao longo dos anos, a Regap tem passado por desafios que vão além do abastecimento da população mineira. Alvo da ganância dos entreguistas, a refinaria sofreu com o sucateamento planejado por governos que se interessam mais pelos acionistas estrangeiros do que com o próprio povo. Porém, a categoria petroleira preservou ao longo de todos estes anos a sua tradição de luta e defesa pela soberania nacional. As grandes greves de 94, 2018 e 2020 ilustram os compromissos com essas bandeiras. Mas não apenas de greve é feita essa luta. Afinal, durante a pandemia do coronavírus a categoria petroleira da Regap seguiu trabalhando, garantindo o abastecimento da população e, principalmente, dos serviços de saúde.

“A história do Sindipetro/MG e da categoria petroleira se confunde com a história da luta popular por uma Petrobrás a serviço dos interesses do povo brasileiro. Foi uma luta para criar a Petrobrás e segue sendo uma luta para mantê-la estatal, motor do desenvolvimento e símbolo da soberania do nosso país” afirma o coordenador geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori

Neste ano, o aniversário da Regap é ainda mais especial. Isso porque em 2023 também comemoraremos os 60 anos do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG), que acontece em 14 de agosto. Fundado pelos trabalhadores que construíram a infraestrutura da Regap, o Sindipetro/MG se mantém de pé graças à colaboração e confiança da categoria petroleira do estado de Minas Gerais, que continua a construção da refinaria.

Neste momento de reconstrução do Brasil, é fundamental que nós valorizemos a importância da Petrobrás para a geração de empregos e para a retomada da economia brasileira. A Regap e o Sindipetro/MG são exemplos de como a união dos trabalhadores pode garantir a defesa de direitos e a melhoria das condições de vida de toda a população.

“Depois de nos últimos anos termos passado um longo pesadelo em torno da tentativa de desmonte e privatização da Regap, esperamos que a partir de agora possamos retomar projetos de fortalecimento da refinaria para contribuir para o crescimento de Minas e do Brasil” relata Guilherme Alves, diretor do sindicato e da FUP.

Que a Regap continue sendo um polo de desenvolvimento para Minas Gerais e que o Sindipetro/MG siga lutando pelos direitos dos trabalhadores e pela soberania nacional. Parabéns, categoria petroleira, por toda a sua história!