Em reunião do GT Diversidade

Petrobrás apresentou à FUP programas sobre inclusão de PCD e busca da equidade racial em reunião do GT Diversidade

Em reunião de caráter devolutivo que aconteceu hoje, 13/07, entre diretores da FUP e gestores da Petrobrás, foram apresentados programas elaborados recentemente sobre ações que vão garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos na empresa.

Foram apresentados dados sobre plano de acessibilidade implementado que visa principalmente melhorar a inclusão do trabalho das pessoas com deficiência na busca pela igualdade de condições com os demais trabalhadores. Foi mencionada uma preocupação com a gestão continuada desse plano que também deve corresponder com as diversas atividades características de cada área desenvolvida na companhia. Verificações de acessibilidade geraram diagnósticos das instalações corporativas que deram origem a ações de capacitação e orientações divulgadas por meio de campanhas.

Equidade racial foi tema da segunda apresentação da reunião que emocionou a todos presentes. Um programa desenvolvido nos últimos seis meses pela Responsabilidade Social destacou dados preocupantes presentes no índice de equidade racial relativos à empresa. O programa levantou 45 dores específicas para a condição racial e estipulou metas para a ampliação da representatividade de profissionais negros e negras em funções de liderança, iniciativas concretas de ascensão interna de médio e logo prazo, programas de mentoria, capacitação interna e externa para desenvolvimento de carreira e orçamento específico. O programa destaca ainda a importância do fortalecimento da cultura organizacional, educação e comunicação desenvolvimento vinculados à equidade racial.

O diretor da FUP, Sérgio Borges, questionou a política de contratação de empresas fornecedoras e de serviços terceirizados assim como com o setor privado. “É preciso estender a política institucional da Petrobrás, com relação ao avanço que vamos conquistando nos temas da diversidade e inclusão, às empresas que prestam serviços e são parceiras da Petrobrás.” Essa ponderação lembrou fato ocorrido recentemente no CENPES, Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação. Pesquisador que trabalha com termos de cooperação que a Petrobrás assina com universidades sugeriu incorporar uma cláusula de diversidade nos termos de cooperação com a empresa, ou seja, a ideia é criar obrigatoriedade para que as equipes de pesquisadores e de estudantes envolvidos em pesquisas tenham no mínimo 40% de pessoas de grupos de representados.

Sobre cotas em concurso e tele trabalho para pais de PCD

Tiago Franco, petroleiro da frente Petroleira LGBTQIA+, perguntou como está sendo conduzida a questão da garantia da cota de 8% nos concursos da Petrobrás e em resposta foi dito que a área de gestão efetiva do RH fez uma análise estratégica para verificar as práticas de comprimento da cota da empresa para pessoas com deficiência e conseguiu, junto à diretoria executiva, aumentar o percentual de reserva de vagas para pessoas com deficiência de 5% para 8%.

Em outro questionamento, Franco lembrou da implementação do teletrabalho para pais de PCD, perguntou se já está funcionando. A devolutiva é que, nesses casos, a empresa adota os mesmos critérios com relação aos empregados com deficiência. Devem passar por uma avaliação gerencial composta pelo RH, pela saúde e pelo jurídico que faz uma articulação com a liderança desse empregado que deve atentar aos critérios e necessidades da área de trabalho desses empregados pais de PCD. Está prevista uma live, para elucidar esse assunto, deve acontecer na próxima quarta-feira de manhã, dia 19 de julho. O convite será enviado a todos!

Patrícia Jesus, coordenadora do coletivo de mulheres petroleiras, diretora da FUP e do Sindipetro ES destacou a importância dos programas apresentados hoje se estenderem às outras empresas do sistema. Representantes das subsidiárias estavam presentes na reunião interessados na implementação das mesmas ações da Petrobrás que, pretende encaminhar todas as recomendações à Comissão de direitos humanos. A comissão vai ser responsável por implementar e promover o desdobramento em várias outras ações que se solidificarão como posicionamento institucional da Petrobrás.