20º Confup

Nalva Faleiro assume Coordenação do Coletivo Nacional de Mulheres da FUP

[Da comunicação da FUP/Fotos: Marcelo Aguilar]

Na noite de quarta-feira, 22, após o encerramento da terceira mesa de debates do 20º Confup, que teve como tema “Mulheres Vivas – o papel dos homens nessa luta”, a diretora da FUP e do Sindipetro NF, Bárbara Bezerra, anunciou a saída da Coordenação do Coletivo Nacional de Mulheres da FUP. Em seu lugar, assumiu a diretora da federação e do Sindipetro RS, Nalva Faleiro, que terá como companheira na Vice-Coordenação do Coletivo a diretora do Sindipetro São José dos Campos, Michelle Ribeiro, que também passou a integrar a Direção Colegiada da FUP.

“Estamos em um momento de mudanças de ciclos e é hora de novas mulheres ocuparem essa posição”, afirmou Bárbara, lembrando que também estava em Salvador, quando assumiu a Coordenação do Coletivo, há dois anos, durante o 11º Encontro Nacional de Mulheres da FUP. “Passo o bastão com muita honra e muito prazer para Nalva, com a certeza de que a luta é de todas nós e que continuaremos juntas”, declarou.

Emocionada, Nalva destacou a responsabilidade de coordenar o Coletivo no mesmo momento em que uma mulher assume pela primeira vez a Coordenação Geral da FUP e prometeu honrar a história de todas as mulheres que estiveram nesta posição antes dela. “Essa conquista não é minha. Ela pertence às mulheres que vieram antes de nós, que enfrentaram preconceitos, romperam barreiras e abriram caminhos para que hoje pudéssemos ocupar estes espaços”, afirmou.

Aniversariante do dia, Michelle também se emocionou muito ao ter seu nome anunciado como vice-coordenadora do Coletivo de Mulheres da FUP. “Esse dia se torna mais especial por ter a oportunidade de poder colaborar com esse coletivo, que me acolheu tão bem até quando eu não era dessa federação”, declarou. “Eu nunca tinha sido tão bem acolhida num lugar de ambiente sindical, onde as mulheres tinham espaço e coragem para falar. Espero que cada vez mais mulheres venham para esse coletivo”, completou.

Tanto Nalva quanto Michelle lembraram que foram trazidas para o movimento sindical por outras mulheres e que o Coletivo é um espaço de sororidade, onde as trabalhadoras trocam histórias comuns e fortalecem a luta por mudanças.

“Quero agradecer profundamente à presidenta do Sindipetro-RS, Miriam Cabreira. Ter uma mulher na presidência do nosso sindicato foi um marco e uma inspiração para muitas de nós. E agora, após mais de três décadas da FUP, temos uma mulher na Coordenação-Geral, a nossa companheira Cibele Vieira. Isso não aconteceu por acaso. É resultado da organização, da luta coletiva e da coragem de muitas mulheres que nunca aceitaram ficar à margem das decisões”, afirmou Nalva.

WhatsApp Image 2026-07-22 at 20.52.46 (2) WhatsApp Image 2026-07-22 at 20.52.46 (1) WhatsApp Image 2026-07-22 at 20.52.46 WhatsApp Image 2026-07-22 at 20.52.45 (1)
<
>

Na terceira edição do Fupcast, o bate-papo diário que trata dos principais temas debatidos no Confup, as dirigentes Nalva, Bárbara, Cibele, Neide e Fafá relembram a trajetória de organização, lutas e conquistas das mulheres petroleiras. Confira abaixo: