Combate à violência de gênero

Ministério das Mulheres recebe Coletivo de Petroleiras da FUP

O Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP se reuniu na última quinta-feira (29/06), em Brasília com a Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres,  Maria Helena Guarezi, e a Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva. O encontro tratou de questões relacionadas ao combate aos assédios sexual e moral no Sistema Petrobrás, além de ações do governo federal de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Participaram da reunião, a coordenadora do Coletivo de Petroleiras da FUP, Patrícia Jesus Silva, a diretora da FUP e do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, a diretora do Sindipetro Norte Fluminense, Bárbara Bezerra, e a diretora do Sindipetro Rio Grande do Sul, Nalva Faleiro.

As trabalhadoras enfatizaram a importância da implementação e acompanhamento de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e a autonomia econômica nos locais de trabalho, garantindo a proteção contra violências, assédios e discriminações, além da inserção das mulheres trabalhadoras em todos os espaços de poder.

Leia também:

» Mulheres petroleiras da FUP e da FNP aprovam pauta conjunta de combate aos assédios sexual e moral e unificam luta contra a opressão

» Ministério das Mulheres divulga nota repudiando casos de violência e assédio na Petrobrás

Durante o encontro, as petroleiras discutiram as ações que o Governo Federal apresentou no dia 08 de março, com uma série de decretos de políticas públicas voltadas para as mulheres. Na ocasião, foram lançadas 29 ações nesse sentido, sendo que sete delas destinadas ao enfrentamento à violência e ao combate às discriminação; seis voltadas para o mundo do trabalho e as demais relacionadas à saúde integral da mulher, à autonomia econômica, à participação popular, à cultura, à educação, ao esporte e à ciência e tecnologia.

Nesta semana, o presidente Lula sancionou a Lei da Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre mulheres e homens, reivindicação histórica das mulheres e uma das ações anunciadas na solenidade de 08 de março.

[Da imprensa da FUP]