Início da reconstrução dos efetivos

Mais uma conquista dos GTs paritários: TBG anuncia concurso público

Foto: Divulgação

É o primeiro anúncio de contratações para recomposição dos efetivos próprios das empresas do Sistema Petrobrás, resultante das cobranças da FUP nos Grupos de Trabalho

[Da imprensa da FUP]

A TBG lançou edital na sexta-feira, 14, de novo concurso público, com vagas para nível médio e superior. A subsidiária oferece um total de 300 vagas, sendo 48 para contratação imediata e as outras 252 para formação de cadastro de reserva.

É o primeiro anúncio de contratações para recomposição dos efetivos próprios do Sistema Petrobrás, resultante dos compromissos assumidos pela gestão da empresa nos Grupos de Trabalho Paritários.

Os GTs foram implementados no início de maio, como reivindicação da FUP para buscar soluções negociadas para diversas demandas da categoria petroleira. A recomposição dos efetivos é uma das principais bandeiras do movimento sindical e está diretamente relacionada com as reivindicações de saúde e segurança, dado o intenso desmonte que ocorreu nos quadros de trabalhadores da empresa.

No GT que discutiu com as gerências de RH  questões relacionadas a efetivos e transferência,  a FUP cobrou urgência na realização de novos concursos públicos para todo o Sistema Petrobrás, além da convocação dos cadastros de reserva dos concursos que já foram realizados e que ainda estão dentro do prazo de convocação dos aprovados.

A TBG foi uma das empresas que o governo Bolsonaro tentou privatizar, junto com diversos outros ativos estratégicos da Petrobrás, entre eles, metade do parque de refino da companhia.

Leia também: Ex-ministro de Bolsonaro confirma que iriam vender a Petrobrás

A FUP espera que novos concursos sejam anunciados o mais breve possível e a estatal brasileira volte a ser fortalecia para ocupar o papel de destaque que sempre teve na economia nacional, gerando emprego e renda para o povo brasileiro.

Carta RH-RS 86-2023 - FUP -Abertura processo seletivo TBG

Outras conquistas dos GTs paritários relacionadas aos efetivos:

Suspensão das transferências compulsórias

Garantia do teletrabalho integral para empregados do Torre Pituba e do Polo Potiguar (inclusive bases operacionais, até as movimentações).

Garantia do teletrabalho integral para trabalhadores PCDs e responsáveis por PCDs inscritos no PAE

Teletrabalho integral para empregados em situação crítica de saúde

Revisão do Plano de Pessoal para reduzir os impactos sobre os trabalhadores deslocados em decorrência das privatizações (Rlam, Six, Carmópolis e Reman)

Revisão das vantagens dos trabalhadores impactados pelas transferências

Aprovação em curto prazo pela diretoria da Petrobrás da convocação de todo o cadastro de reserva dos concursos em andamento e da realização de novos concursos públicos, conforme pleiteado pela FUP

Compromisso de não realização de novos PDVs que não sejam discutidos previamente com os trabalhadores

Retomada do programa de estágio

Discutir no âmbito do ACT a realização do Fórum de Efetivos

A FUP segue lutando pelo fim do bate-e-volta dos empregados em teletrabalho que foram transferidos compulsoriamente de seus estados. As representações sindicais apresentaram à Petrobrás propostas que já poderiam ter sido atendidas: o trabalho remoto em tempo integral ou a limitação da jornada presencial a uma semana no mês, com a possibilidade do empregado se apresentar na unidade mais próxima de sua residência, seja ela da holding ou de uma subsidiária.

Leia também: Balanço dos GTs: Petrobrás apresenta ações e anuncia suspensão temporária do saldo devedor da AMS