Conquista da categoria

Luta da FUP e do Sindipetro BA surte efeito: Universidade Petrobrás é reinaugurada em Salvador

“A Petrobrás nasceu aqui na Bahia e a UP também. Seu retorno é mais uma conquista da luta da categoria petroleira, uma prova de que estamos no caminho certo”, destacou o coodenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, na cerimônia de reabertura da Universidade

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]

A Universidade Petrobras (UP) retornou às suas origens, sendo reinaugurada na manhã desta terça-feira (26), na sede da estatal na Bahia. A retomada da unidade educativa é fruto da luta do Sindipetro-Ba e da FUP, que defenderam incansavelmente o retorno do equipamento formativo para os trabalhadores e trabalhadoras.

A cerimônia foi marcada por emoção, representando a oportunidade de novos caminhos na carreira petroleira para aqueles que fazem parte da instituição. Os olhos dos presentes brilharam ao saber que, a partir de agora, seria possível alcançar novos patamares de conhecimento especializado e reconhecimento internacional.

Com a posse dos aprovados nos últimos concursos, cerca de 400 pessoas terão a chance de se capacitar e adquirir conhecimentos de qualidade reconhecida mundialmente.

Nos últimos anos, em meio aos desinvestimentos da empresa em diversas áreas, a UP foi eliminada do plano estratégico e ficou inativa. Contudo, as entidades representativas da categoria petroleira uniram forças e solicitaram ao presidente Jean Paul Prates a sua retomada imediata. E ele atendeu ao pedido.

Leia também: FUP apresenta propostas para a reconstrução da Universidade Petrobrás

A Coordenadora Geral do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, que abriu a cerimônia, ressaltou a importância da participação da categoria na defesa de seus direitos e na valorização da Petrobras. “Nós, trabalhadores e trabalhadoras, lutamos pela retomada da UP e do Torre Pituba e hoje estamos colhendo essa vitória, que vale não apenas para nós petroleiros e petroleiras, mas para toda a sociedade baiana”, celebrou a coordenadora.

UP salavador UP salvador 4 UP salvador 2 UP salvador 5 UP salvador 6 UP salvador 3 up7
<
>

Durante seu pronunciamento oficial, o Presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, enfatizou que a UP volta a operar, representando os planos futuros da instituição. Ele ressaltou ainda o perfil dos profissionais que serão formados pela universidade, destacando a capacidade para lidar com as transformações do mundo moderno.

Deyvid Bacelar, Coordenador Geral da FUP, compartilhou do mesmo sentimento e destacou os desafios políticos enfrentados pela Petrobras no governo anterior. Ele celebrou a história da UP na Bahia e sua contribuição na formação de inúmeros profissionais.

“A Petrobrás nasceu aqui na Bahia e a UP também, mas o governo anterior com o sentimento de vingança quis acabar com ela, no lugar onde ela nasceu. Mas não conseguiu, porque o presidente Lula voltou e agora o compromisso com o desenvolvimento da nossa sociedade e com a Petrobrás é prioridade, como estamos vendo agora”, destacou o líder sindical.

O que é a UP?

A Universidade Petrobrás surgiu em 1950, na Bahia, em parceria com diferentes instituições de educação. A Petrobras tem mais de 40 mil empregados na ativa e mais dezenas de milhares de petroleiras e petroleiros aposentados, muitos deles atuando na indústria. Quase todos eles passaram pelos bancos da Universidade Petrobras, seja em cursos de formação, seja em cursos de aprendizagem contínua e inclusive de pós-graduação.

Com a retomada em 2024, as atividades já iniciam neste mês de março e a UP deve receber trabalhadoras e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás, inclusive os recém chegados.