Em entrevista à Radio B de Curitiba

Lula volta a criticar desmonte da Petrobrás e Preço de Paridade de Importação

Foto: Ricardo Stuckert.

Em entrevista à Rádio Banda B, de Curitiba, o ex-presidente Lula voltou a analisar os graves impactos da Lava Jato na Petrobrás e criticou o Preço de Paridade de Importação (PPI), que atrela o preço dos derivados ao preço internacional.

Lula afirmou se sentir à vontade “para debater qualquer tema que se queira discutir neste país, inclusive a corrupção”. Nesse sentido, afirmou que a pretexto da corrupção está sendo realizado um desmonte da Petrobrás: “foram 4 milhões de trabalhadores que perderam o emprego nesse país por conta da Lava Jato, foram 270 bilhões de reais que deixaram de ser investidos na economia, mais 58 bilhões que deixaram de ser arrecadados”.

Lula falou também sobre o preço da gasolina: “Esse preço da gasolina que o Brasil está vendo hoje tem muito a ver com a destruição da Petrobrás, com a destruição das empresas de óleo e gás nesse país, tem muito a ver com a destruição daquilo que a gente estava fazendo, de transformar o pré-sal no passaporte do futuro desse país”. 

O presidente se referiu ainda às tão faladas “reformas”:  “A reforma que essas pessoas desejam é, na verdade, desmontar o Estado brasileiro, como estão fazendo agora com a Petrobras. O que nós precisamos ter em conta é a quem interessa essa reforma do Estado. Nunca vi um trabalhador falar em reforma. Quem fala são os empresários e aqueles que querem comprar poderosas empresas como a Petrobras e a Eletrobras”. 

Assista a entrevista completa: