CHAPA UNITÁRIA

Lançamento da chapa “Unidade para o Futuro da Petros” reuniu centenas de petroleiros em Salvador

Unidade é fundamental para o futuro da Petros. Foto: Ana Reis.

Chapa unitária reúne FUP e FNP e outras entidades representantivas da categoria petroleira com o objetivo de defender o futuro do Fundo de pensão

[Da Imprensa do Sindipetro Bahia]

A chapa “Unidade para o Futuro da Petros”, que vai disputar as eleições do fundo de pensão da categoria petroleira, foi lançada na manhã desta terça-feira (1), em um grande ato que reuniu centenas de aposentados e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás, no CEPE Stella Maris, em Salvador, na Bahia.

A categoria pôde conhecer os candidatos da chapa que foi criada de forma unitária por diversas entidades representativas dos petroleiros em nível nacional e regional, a exemplo da FUP, da FNP, Astape, Abraspet, Aepet, Cepes e Sindipetro Bahia.

Para o Conselho Deliberativo foram lançadas duas duplas. Com dois candidatos aposentados, a dupla 65 é composta pelo diretor de comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa (titular) e pelo diretor da Astape, Getúlio da Cruz (suplente). Já a dupla 66, que tem como integrantes trabalhadores da ativa, é composta por Vinicius Camargo (titular), do Sindipetro RJ, e Rafael Prado, do Sindipetro SJC (suplente).

Para o Conselho Fiscal foi lançada a dupla 51, com os aposentados Silvio Sinedino Pinheiro (titular) e Joao Antonio de Moraes (suplente). A Chapa “Unidos para o Futuro da Petros” tem ainda o apoio da Conttmaf (Confederação dos Marítimos) e da Fenaspe (Federação das Associações de Aposentados).

Assista a íntegra no Youtube:

O lançamento, que foi aberto com a aula inaugural do curso de previdência complementar, organizado pelo Fórum Baiano em defesa da Petrobrás, da Petros e da AMS, e ministrada pelo consultor do IBEPS (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais), Cacau Pereira, reuniu lideranças petroleiras e também parlamentares que defendem a Petros como a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT). O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT-BA) enviou o seu assessor e petroleiro, Armando Tripodi para representá-lo.

A coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, conclamou a categoria petroleira a permanecer unida, disposta e na luta para garantir a eleição dos candidatos apresentados e assim “buscar uma solução definitiva para os peds assassinos”.

O presidente da Abraspet, Raimundo Lopes, disse que é preciso “manter essa chama acesa e com unidade para que possamos enfrentar toda essa turbulência”. O presidente da Aepet, Marcos André, afirmou que a unidade construída em torno das eleições da Petros, “que não é um exercício fácil”, teve como elemento determinante a defesa da Petros e também da Petrobrás. O presidente do Cepe Salvador, Dejair Santos, exaltou o compromisso dos candidatos com a luta pelo fim dos equacionamentos da Petros. O vice-presidente do Conselho Deliberativo da Astape, Wilson Cohim, pediu aos presentes que confiassem na chapa que estava sendo lançada. “Esse é um momento único, que significa a união de todas as categorias de petroleiros que se reúnem para defender a Petros”.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, participou do evento. Foto: Ana Reis.

O coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, também fez alusão ao presidente Lula ao citar o slogan “nós precisamos de união e construção”, utilizado pelo governante. Para ele, o significado da eleição da Petros em 2023 está demonstrado nessa frase. Exaltando a unidade, Bacelar alertou a categoria para ter “cuidado com aqueles que se dizem independentes e apolíticos”, lembrando que “esse é um projeto coletivo e nele não cabe candidatos que compactuaram com o governo passado, ajudando a destruir a Petrobrás e a economia do Brasil”.

Se referindo às eleições da Petros, Adaedson Costa, secretário geral da FNP, disse que “a vitória de Lula é apenas o início dos trabalhos e das lutas que só são possíveis com organização”. Ele elencou alguns eixos que serão perseguidos pelos candidatos da categoria, entre eles a eliminação do déficit da Petros. “Temos os melhores companheiros para o melhor momento”, afirmou.

_MG_6553 _MG_6451 _MG_6513 _MG_6398 _MG_6520 _MG_6360 _MG_6397 _MG_6473 _MG_6371 _MG_6394
<
>

Candidatos

Silvio Sinedino Pinheiro e João Antonio de Moraes, que disputam a eleição para o conselho fiscal, com o número 51, se apresentaram ao público e falaram da importância da eleição, se comprometendo a dialogar com todos, de forma transparente, durante o processo eleitoral. Sinedino afirmou que “o espirito da Petrobrás mora na Bahia, onde a estatal nasceu e onde também começou a ser construída a unidade para as eleições da Petros”. “Só a Bahia foi capaz de construir essa unidade”, completou Moraes.

Vinicius Camargo e Rafael Prado que concorrem a uma vaga no Conselho Deliberativo da Petros com o número 66, não puderam comparecer ao evento, mas enviaram um vídeo se apresentando e agradecendo “a força que vamos precisar no nosso movimento”.

Radiovaldo Costa e Getúlio da Cruz falaram sobre a difícil tarefa que vão assumir, juntamente com as outras duplas de candidatos da chapa “Unidos para o Futuro da Petros”, para “defender esse grande patrimônio da categoria petroleira, que é a Petros, assim como mudar essa cruel realidade que foi imposta aos assistidos e participantes da Petros, devido ao pagamento dos equacionamentos”. Radiovaldo defendeu eleições diretas para a diretoria da Petros e a luta pela mudança da legislação previdenciária. “Vamos discutir tudo e batalhar para que nós mesmo (a categoria) possamos gerir esse plano, que é nosso”.

 

Eleições

Serão eleitas duas duplas (titular e suplente) para o Conselho Deliberativo e uma dupla (titular e suplente) para o Conselho Fiscal.

Período da campanha – De 01 de agosto a 09 de outubro

Período de votação – Entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro