Evento foi um rico espaço de troca de informações e de construção de encaminhamentos para que a categoria avance nas lutas pela integração do Sistema e unificação dos direitos
[Da imprensa da FUP]
Após dois dias de debates, petroleiros e petroquímicos das bases da FUP concluíram nesta sexta, 03, o Seminário Nacional dos Trabalhadores das Subsidiárias do Sistema Petrobrás. Foi a primeira vez que a categoria discutiu propostas para o fortalecimento da estatal, partindo de um olhar estratégico sobre as subsidiárias.
O seminário foi um importante e rico espaço de troca de informações e de construção de encaminhamentos para que os trabalhadores avancem nas lutas pela integração do Sistema Petrobrás e unificação dos direitos.
Leia também: Seminário debate fortalecimento do Sistema Petrobrás a partir de suas subsidiárias
O evento reuniu mais de 30 petroleiras e petroleiros de diversos terminais da Transpetro, das usinas da PBio (Candeia/BA, Montes Claros/MG e Quixadá/CE), da Termobahia e da TBG, além de ex-empregados da Araucária Nitrogenados, que estão em processo final de negociação para retorno à empresa, a partir da reabertura da Fafen Paraná.
Para a diretora da FUP, Cibele Vieira, o seminário foi um passo fundamental para a reconstrução do Sistema Petrobrás, após todo o desmonte ocorrido nos últimos anos. “Pela primeira vez, conseguimos fazer uma atividade com esse olhar para o sistema, pois nos nossos debates, sempre olhamos para a holding. Daqui sai a linha política geral para estruturarmos com as nossas assessorias o detalhamento mais fino sobre cada subsidiária, para que possamos aprofundar a integração do Sistema Petrobrás e fortalecer a luta pela incorporação dos trabalhadores”, afirmou.
Os encaminhamentos do Seminário serão sistematizados pelas assessorias da FUP e levados para deliberação na Plenária Nacional da FUP (Plenafup).