A unidade faz a força

Categoria petroleira faz ato histórico em defesa dos participantes e assistidos da Petros

Foto: Comunicação FUP.

Atos em várias bases do país e no Edificio Senado maracaram nesta terça-feira (30/05) uma jornada histórica de luta da categoria petroleira

No Rio de Janeiro ocorreu o histórico Ato Nacional em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros, no EDISEN. O ato recebeu caravanas com petroleiros e petroleiras de vários estados do país, em uma mobilização unificada, convocada pela FUP e pela FNP.  O evento foi trasmitido ao vivo pelas redes sociais da FUP e teve uma massiva participação da categoria.

O objetivo do ato foi pressionar as gestões da empresa e da Petros para que suspendam as cobranças do Plano de Equacionamento do PPSP-R (PED 2021), até a apresentação de uma solução que possibilite o equilíbrio atuarial dos planos de previdência, sem a necessidade das cobranças extras que estão sangrando a categoria petroleira. A Petrobrás tem condições de realizar os acordos necessários para colocar os recursos no patrimônio dos PPSPs e, assim, resolver em definitivo esse problema, que aflige milhares de participantes e assistidos.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirmou: “Nós, trabalhadores e trabalhadoras, não temos culpa dos problemas estruturais do plano, nem dos erros que foram feitos nas gestões dos governos Temer e Bolsonaro. Dizemos não ao PED e sim aos recursos que precisam vir da Petrobrás, que é a maior patrocinadora do plano Petros 1”.

Os atos que aconteceram pela manhã nas bases foram transmitidos ao vivo pelas redes da FUP e de seus sindicatos. Acompanhe aqui:

Veja algumas imagens dos atos nas bases:

No Rio Grande do Sul, Refap.

Em Pernambuco no Terminal de Suape.

No Espírito Santo, Edifício Sede da Petrobrás em Vitória/Edivit

Na Bahia, na antiga sede da Petrobrás no Edifício Torre Pituba, em Salvador.

 

WhatsApp Image 2023-05-31 at 12.07.10 WhatsApp Image 2023-05-31 at 12.07.13 WhatsApp Image 2023-05-31 at 12.07.15
<
>

Na UO-RNCE, sede da Petrobrás em Natal, Rio Grande do Norte.

Lubnor, Ceará.

Ato unitário no EDISEN, no Rio de Janeiro:

Fotos: Guilherme Weimann e Vinicius Denadai/ Sindipetro SP

O ato foi marcado pela unidade. Uma foto resume a fortaleza e o caráter histórico da mobilização contra o equacionamento da Petros. No encerramento, o Coordenador Geral da FUP, Deyvid Bacelar y e o Coordenador da FNP, Adaedson Costa, discursaram juntos e remarcaram a importância da unidade para tirar os bolsonaristas da Petros e garantir aposentadoria digna e integral para os trabalhadores e trabalhadoras.

Foto: Comunicação FUP.