Atos em várias bases do país e no Edificio Senado maracaram nesta terça-feira (30/05) uma jornada histórica de luta da categoria petroleira
No Rio de Janeiro ocorreu o histórico Ato Nacional em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros, no EDISEN. O ato recebeu caravanas com petroleiros e petroleiras de vários estados do país, em uma mobilização unificada, convocada pela FUP e pela FNP. O evento foi trasmitido ao vivo pelas redes sociais da FUP e teve uma massiva participação da categoria.
O objetivo do ato foi pressionar as gestões da empresa e da Petros para que suspendam as cobranças do Plano de Equacionamento do PPSP-R (PED 2021), até a apresentação de uma solução que possibilite o equilíbrio atuarial dos planos de previdência, sem a necessidade das cobranças extras que estão sangrando a categoria petroleira. A Petrobrás tem condições de realizar os acordos necessários para colocar os recursos no patrimônio dos PPSPs e, assim, resolver em definitivo esse problema, que aflige milhares de participantes e assistidos.
O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirmou: “Nós, trabalhadores e trabalhadoras, não temos culpa dos problemas estruturais do plano, nem dos erros que foram feitos nas gestões dos governos Temer e Bolsonaro. Dizemos não ao PED e sim aos recursos que precisam vir da Petrobrás, que é a maior patrocinadora do plano Petros 1”.
Os atos que aconteceram pela manhã nas bases foram transmitidos ao vivo pelas redes da FUP e de seus sindicatos. Acompanhe aqui:
Veja algumas imagens dos atos nas bases:
No Rio Grande do Sul, Refap.
Em Pernambuco no Terminal de Suape.
No Espírito Santo, Edifício Sede da Petrobrás em Vitória/Edivit
Na Bahia, na antiga sede da Petrobrás no Edifício Torre Pituba, em Salvador.
Na UO-RNCE, sede da Petrobrás em Natal, Rio Grande do Norte.
Lubnor, Ceará.
Ato unitário no EDISEN, no Rio de Janeiro:
O ato foi marcado pela unidade. Uma foto resume a fortaleza e o caráter histórico da mobilização contra o equacionamento da Petros. No encerramento, o Coordenador Geral da FUP, Deyvid Bacelar y e o Coordenador da FNP, Adaedson Costa, discursaram juntos e remarcaram a importância da unidade para tirar os bolsonaristas da Petros e garantir aposentadoria digna e integral para os trabalhadores e trabalhadoras.