IX Plenafup será realizada de 12 a 15 de agosto de forma virtual

Entre os dias 12 e 15 de agosto, petroleiros e petroleiras de todo o país participam da IX Plenária Nacional da FUP que será realizada virtualmente. Como aconteceu durante o 18º Confup, no ano passado, os debates serão feitos através de plataformas digitais.

A plenária terá como tema “Energia para reconstruir o Brasil” e painéis que reunirão convidados e palestrantes em torno de debates importantes sobre a reconstrução da democracia e das pautas dos trabalhadores (veja programação preliminar abaixo). As mesas temáticas tratarão de questões como desafios da esquerda e dos sindicatos na incorporação das pautas contra todas as formas de opressões; as transformações nas relações de trabalho e representação sindical; as lutas contra as privatizações e a proposta dos petroleiros e petroleiras.

A programação final, com a relação completa dos convidados e palestrantes, ainda será divulgada pela comissão organizadora da IX Plenafup.

As delegações de trabalhadores eleitas nos congressos e plenárias regionais também participarão virtualmente dos grupos de trabalho que discutirão questões que estão na ordem do dia da classe trabalhadora: modelo negocial e representação sindical; construção de uma proposta dos trabalhadores para transição energética; a retomada da Petrobras integrada, pública e a serviço do povo; saúde, meio ambiente e segurança, dentro e fora do espaço laboral; reestruturação produtiva e os impactos no trabalho, regime e jornada.

Programação preliminar:

12/08 – quinta-feira

14h – Eleição da Mesa Diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno

16h – Mesa de Abertura

17h – Mesa 1: Fascismo e Democracia (a que queremos) 

13/08 – sexta-feira

10h às 12h – Mesa 2: Transformações nas Relações de Trabalho e Representação Sindical

15h às 17h – Mesa 3: Desafios da esquerda e dos sindicatos na incorporação das pautas contra todas as formas de opressões

18h às 20h – Lançamento do livro “Operação Lava-Jato: Crime, Devastação Econômica e Perseguição Política” 

14/08 – sábado

10h às 12h – Mesa 4: A luta contra as privatizações

14h às 16h – Mesa 5: Energia para reconstruir o Brasil e a proposta dos petroleiros e petroleiras

16h às 17h – Comemoração dos três anos do INEEP e lançamento do novo livro do Instituto 

15/08 – domingo

9h às 12h – Trabalhos em Grupos

14h às 17h –Plenária final