IX Plenafup encerra neste domingo com grupos temáticos de trabalho e deliberações

Neste domingo, 15, último dia da IX Plenária Nacional da FUP, os debates estão sendo realizados em grupos de trabalho, onde os petroleiros e petroleiras se dividem por temas para discutir questões estruturais para a categoria e apontar planos de luta e estratégias de enfrentamento ao desmonte do Sistema Petrobrás. Este ano, não haverá discussão em torno da campanha reivindicatória, pois o Acordo Coletivo de Trabalho negociado ano passado com a Petrobrás tem validade até agosto de 2022. No entanto, em função dos graves ataques que os trabalhadores vêm enfrentando, serão discutidas nos GTs questões relativas à organização sindical, às condições de saúde e segurança, aos regimes e jornadas de trabalho e à AMS e Petros, com base nos debates feitos pela categoria nos congressos regionais.


Acompanhe aqui todas as notíticas da IX Plenafup

As temáticas estruturantes desta IX Plenafup irão girar em torno da organização dos trabalhadores para enfrentar o avanço das privatizações e a precarização das condições de trabalho decorrentes deste processo. “É imprescindível estruturamos formas de fortalecer a organização dos petroleiros e petroleiras, independentemente de serem próprios, terceirizados, estatal ou privado, com a inclusão das pautas contra todas as formas de opressão, sem fragmentar a luta da classe trabalhadora”, destaca a comissão organizadora da Plenária.

Os petroleiros e petroleiras também discutirão propostas de transição energética, assim como de enfrentamento ao processo de destruição da Petrobrás, buscando a construção de uma agenda unitária de luta com outras categorias que estão enfrentando o desmonte do patrimônio público, de forma a envolver todos os setores organizados da classe trabalhadora na defesa da democracia e na reconstrução do país, como destacou o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, na abertura da IX Plenafup.

Programação da IX Plenafup neste domingo, 15:

9h às 12h

Grupos de Trabalho:

GT-1 – Modo negocial e a representação sindical

GT-2 – Construção do modelo energético e a luta contra as privatizações

GT-3 – AMS e Petros

GT-4 – A saúde, meio ambiente e segurança no trabalho, dentro e fora do espaço laboral

GT-5 – A reestruturação produtiva e os impactos no trabalho, regime e jornada

14h às 17h

Plenária final

[Imprensa da FUP]