Às 18h, no Youtube

Ineep lança nesta quinta novo livro sobre geopolítica, em debate online com os autores

É nesta quinta, às 18h, o lançamento online do novo livro do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep)).

Organizado por José Luís Fiori, com contribuições de José Sérgio Gabrielli, William Nozaki e Rodrigo Leão, o livro “A guerra, a energia e o novo mapa do poder mundial” é uma coletânea que reúne 33 artigos publicados pelos pesquisadores do Ineep entre 2018 e 2022.

O lançamento online será feito pelo canal do youtube do Instituto, com a presença dos autores.

Editado pela Vozes, o livro apresenta conta com 224 páginas que abordam as grandes transformações internacionais e o processo de reconfiguração da geopolítica energética do sistema mundial. Além dos artigos dos pesquisadores, a publicação traz ainda quatro entrevistas sobre o tema, que foram concedidas por Fiori, entre 2020 e 2022.

O Webinário de lançamento do livro será mediado pela diretora técnica do Ineep, Ticiana Alvares. Ao longo do programa, os pesquisadores terão oportunidade de comentar o quadro recente das conjunturas nacional e internacional que resultaram nas análises feitas nos artigos.

“O livro traz um pouco das movimentações das grandes potências, seja para garantir sua segurança energética, seja na utilização dos recursos energéticos como instrumentos de poder, em um mundo em transição, marcado pela parceria sino-russa e pela queda de poder relativa da hegemonia estadunidense”, comenta Ticiana.

Lançamento presencial será dia 29, na livraria Leonardo Da Vinci, no Rio

Além do evento online desta quinta (15), os autores de “A guerra, a energia e o novo mapa do poder mundial” estarão presencialmente no lançamento do livro que será feito no dia 29 de junho, na Livraria Leonardo Da Vinci, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento presencial será às 18h e a Da Vinci fica localizada no subsolo do histórico edifício Marquês do Herval,  na Av. Rio Branco, 185.

[Com informações do Ineep]