INEEP debate projetos de lei que propõem alternativas contra reajustes abusivos dos combustíveis

As pautas legislativas que buscam saídas para o PPI são tema do Webinário que o Ineep realiza nesta terça (07). O debate contará com a participação do coordenadores técnicos do Instituto, Rodrigo Leão e William Nozaki.

[Da imprensa da FUP, com informações do Ineep]

O impacto das sucessivas altas nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha reverberou no Congresso Nacional, mobilizando deputados e senadores na busca de soluções para reduzi-las. Nesta terça-feira (07), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado discutirá o Projeto de Lei 1472/2021, que propõe alternativas para a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), adotada há cinco anos pela direção da Petrobras e que vem causando os seguidos reajustes. O projeto estará na pauta do dia de votação da Comissão.

De autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e com relatoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN), o PL 1472/2021 propõe que os preços internos da gasolina, diesel e gás de cozinha tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação. O texto determina ainda que o Poder Executivo regulamente a utilização de bandas de preços com a finalidade de estabelecer limites para variação de preços de combustíveis.

Especialistas e pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), asim como a Federação Única dos Trabalhadores (FUP) contribuíram com a formulação do texto do projeto.

No último dia 24, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados também debateu propostas para o substitutivo que o deputado Zé Neto (PT/BA) apresentará para o Projeto de Lei 9187/2017, que limita os reajustes dos combustíveis à variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O projeto, de autoria do ex-deputado Marco Maia (PT-RS) tem o deputado Zé Neto como relator. Tanto o Ineep, quanto a FUP participaram da audiência e apresentaram contribuições para o PL.

Leia também:

“Hoje a Petrobrás serve ao mercado financeiro, que não ouve o choro de uma criança com fome”, afirma coordenador da FUP na Câmara

As pautas legislativas que buscam saídas para o PPI são tema do Webinário que o Ineep realiza nesta terça (07). O debate contará com a participação do coordenadores técnicos do Instituto, Rodrigo Leão e William Nozaki. A conversa será transmitida, às 19 horas, pelo canal do Ineep no Youtube e pode ser acompanhada pelo Facebook da FUP.