Parcipação social

FUP participa da Cúpula Social do G20, com painel sobre transição energética justa

Pela primeira vez na história da cúpula de líderes das principais economias do planeta, serão realizadas atividades paralelas destinadas a ouvir as vozes e a colher propostas dos cidadãos e cidadãs de diversos continentes relacionados a temas prioritários na agenda mundial, como o combate à fome e a transição energética justa

[Da comunicação da FUP, com informações do G20 Brasil]

Representantes da FUP e de seus sindicatos marcarão presença nas atividades da Cúpula Social do G20, que reunirá entre os dias 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro, milhares de ativistas sociais e ambientais de diversas partes do mundo.

Pela primeira vez na história da cúpula de líderes das principais economias do planeta, serão realizadas atividades paralelas destinadas a ouvir as vozes e a colher propostas dos cidadãos e cidadãs de diversos continentes relacionados a temas prioritários na agenda mundial, como o combate à fome e às desigualdades; as mudanças climáticas e a transição energética justa; a reforma da governança global. O evento pioneiro foi idealizado pelo presidente Lula e proposto quando o Brasil assumiu a presidência do G20.

No dia 14, os petroleiros e petroleiras participarão de uma mesa de debate com o tema “Transição energética justa, soberana e popular para o desenvolvimento sustentável da humanidade”, que foi proposta pela FUP, em conjunto com outras organizações, como a Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia (POCAE), a CUT, a CTB, a CNTE, o MTST, o MST, o MAB, o MPA, o Levante da Juventude, o Afronte, o Ondas, o Sinpaf Solos, o Ineep e o DIEESE.

O painel faz parte da programação das atividades autogestionadas e foi selecionado entre 852 inscrições realizadas por mais de 2.100 organizações de 90 países que se inscreveram para a Cúpula Social do G20. O objetivo é promover o engajamento de atores chaves no combate à pobreza energética e na promoção da segurança alimentar, no enfrentamento aos impactos da crise climática em territórios e populações vulnerabilizadas, contribuindo para a promoção da agenda da Transição Energética Justa no sul global.

Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para as plenárias da Cúpula Social, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na região central do Rio de Janeiro, entre a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico. O evento antecederá o encontro do G20, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro. Além das plenárias autogesrionadas, a programação inclui shows e outras atividades culturais, uma feira de exposição realizada por organizações sociais, além de outras atividades. Ao final dos debates, ocorrerá uma plenária geral para a aprovação do texto que será incorporado aos documentos que servirão de pauta para o debate da Cúpula de Líderes do G20.

Toda a programação foi selecionada após diversas escuta da sociedade civil realizadas entre os meses de setembro e outubro, quando cidadãos e organizações do Brasil e do mundo puderam contribuir com propostas que irão pautar as plenárias da Cúpula Social do G20. As propostas foram enviadas para a plataforma Brasil Participativo, ferramenta digital criada exclusivamente para o evento.

Leia também: Brasil lança plataforma para receber contribuições para os debates do G20 Social

Confira os horários previstos para cada atividade da programação:

Faça sua inscrição

A Cúpula do G20 Social poderá ser visitada e contar com a participação de qualquer pessoa. O credenciamento para a população em geral foi aberta nesta quarta-feira (06) e será encerrada no dia 12/11.

O credenciamento é bem simples. Basta acessar a página https://links.g20.org/InscrevaG20Social e preencher com nome completo, e-mail, CPF ou passaporte e mais alguns dados pessoais.

Com o credenciamento será possível participar das atividades no Espaço Kobra, Armazém 2, Armazém 3, Armazém Utopia e Museu do Amanhã. Todos no território do G20 Social no Boulevard Olímpico, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Mas atenção: a entrada nos espaços é sujeita à lotação por questão de segurança. A retirada dos crachás será feita no Espaço Kobra a partir do dia 14/11.

PROGRAMAÇÃO

14 de novembro

09 às 18 horas – Atividades Autogestionadas

Local: Território do G20 Social

Atividade da FUP: das 11 às 13h, no Espaço Kobra

14 horas –  Abertura do Evento

15 de novembro

09 h às 12 horas – Plenárias Temáticas

Ocorrerão simultaneamente três plenárias temáticas sobre as prioridades do G20 Social:
· Combate à Fome e às Desigualdades
· Mudanças Climáticas e Transição Justa
· Reforma da Governança Global

Local: Espaço Kobra

14 às 18 horas – Atividades Autogestionadas

Local: Território do G20 Social

16 de novembro

09 às 11 horas – Grande Plenária Final com Aprovação do Documento Síntese

Local: Espaço Kobra

11 horas – Ato de Encerramento da Cúpula Social do G20 e entrega do Documento Final para autoridades

Local: Espaço Kobra

14 horas – Atividades Culturais e Rodas de Conversa no Território do G20 Social