Márcia Cristina Andrade é a primeira mulher negra a dirigir uma refinaria da Petrobrás
[Da Comunicação da FUP]
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) participou nesta quarta-feira (26/07) de um evento histórico, a posse da nova gerente geral da Refinaria de Capuava, a engenheira Márcia Cristina Andrade. Ela, que ingressou na Petrobrás em 2006, é a primeira mulher negra a dirigir uma refinaria do Sistema Petrobrás.
O presidente da empresa, Jean Paul Prates, afirmou: “A desigualdade em nosso país é muito grande. E grande também é a responsabilidade da Márcia ao assumir como gerente geral da Recap. Mas, sobretudo, é uma conquista: primeiro, da própria Márcia, mas também das mulheres, e das mulheres pretas”.
Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, parabenizou à nova gerente e à gestão da Petrobrás: “Este é um gesto importantíssimo que serve de exemplo para todo o país. É muito importante termos a primeira mulher negra à frente de uma refinaria, sendo gerente geral. Parabéns, Márcia, boa sorte, conte com o movimento sindical petroleiro, estamos de mãos dadas para reconstruir a Petrobrás”.
A nova gerente geral da Recap, expressou: “Sei da imensa representatividade que trago comigo. Estou representando cada mulher que em sua profissão ainda encontra um ambiente de trabalho com oportunidades desiguais. Mas há outra característica em mim que me assemelha à maioria da população brasileira: eu sou negra, e estar aqui, tomando posse desta importante função, é um marco”.
Bacelar destacou o papel das mulheres na defesa da empresa: “Se nós temos hoje essa refinaria ainda sob o controle da Petrobrás, é porque as mulheres petroleiras lutaram muito para que ela fosse encampada e mantida sob o comando da nossa estatal”.
A diretora da FUP Cibele Vieira, coordenadora do Sindicato Unificado de São Paulo, afirmou: “Quando a gente saúda a primeira mulher negra a ser Gerente Geral de uma refinaria não é simplesmente porque a gente quer mais mulheres no espaço. É porque isso na composição da diversidade traz uma visão diferente em como conduzir essa empresa”.