PETROBRÁS É NOSSA

Há 81 anos nascia a indústria do petróleo no Brasil com o início da operação do poço Candeias 1, na Bahia

Completa 81 anos o começo do sonho da soberania energética no Brasil

[Do Sindipetro Bahia] 

Foi na Bahia, no ano de 1941, no dia 14 de dezembro, que o sonho da soberania energética brasileira ganhou forma a partir da comercialização do petróleo que jorrava do poço Candeias 1, localizado no município de Candeias.

O tão sonhado “ouro negro” era enfim uma realidade, que impulsionou o desenvolvimento econômico e industrial não só na Bahia, mas em todo o Brasil, levando à criação da Petróleo Brasileiro S/A, a Petrobrás. A petrolífera brasileira se transformou na mais importante empresa pública do país, com a descoberta do pré-sal, em 2006.

Nesta quarta-feira (14), o poço Candeias 1 completa 81 anos de existência ainda em operação. Mas o poço histórico, localizado no Campo de Candeias, não pertence mais à Petrobrás. Ele foi vendido pelo governo Bolsonaro à empresa 3R Petroleum, assim como muitos outros campos terrestres de produção de petróleo e gás na Bahia, que hoje são operados por diversas empresas privadas.

A Bahia que deu “régua e compasso” para que a indústria do petróleo pudesse florescer, é hoje o estado mais afetado pelo desmonte da Petrobrás, promovido por Bolsonaro. A destruição da estatal começou em seu berço. Atualmente só existe no estado nordestino o Polo Bahia Terra. Todos os outros ativos diretos da Petrobrás foram vendidos, arrendados ou fechados.

A última pá de cal foi jogada agora com a decisão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de paralisar todas as atividades dos campos de petróleo da Petrobrás, após uma auditoria, como denunciou o Sindipetro, “seletiva e que causou estranheza”.

Mas apesar das adversidades e do desmonte, o poço Candeias 1 será sempre lembrado como pedra fundamental do petróleo brasileiro. Assim como sempre serão lembrados os pioneiros petroleiros da Bahia, que exportaram o seu conhecimento técnico para que futuramente fosse possível descobrir e explorar novos e importantes campos de petróleo Brasil afora, como a Bacia de Campos (RJ), os campos terrestres de Carnopólis (SE), o do Alto do Rodrigues (RN), São Mateus (ES), São Miguel (Al), Urucu (AM), Fazenda Belém (CE) e o Pré-Sal.

A história dessa grande empresa, que é a Petrobrás, não será apagada e há esperança de renascimento, a partir do novo governo Lula. Na certeza de que dias melhores virão é que o Sindipetro Bahia festeja os 81 anos do primeiro poço comercial de petróleo do Brasil e prossegue na luta por uma Petrobrás pública, integrada e a serviço da população brasileira.