A vida em primeiro lugar

GT de SMS e Saúde Mental discute reestruturação da saúde ocupacional nas subsidiárias

Foto: Reprodução

 Na próxima reunião, o debate será em torno da política de segurança e meio ambiente da Petrobrás e demais empresas do Sistema

[Da imprensa da FUP]

Na reunião desta quinta-feira, 20, do Grupo de Trabalho Paritário que trata de SMS e de Saúde Mental no Sistema Petrobrás, os gestores da Transpetro, da TBG e da PBio apresentaram as principais ações desenvolvidas em relação à saúde ocupacional. Assim como a holding, as subsidiárias estão revisando diversos procedimentos, entre eles as grades de exames periódicos, que haviam sido bastante reduzidas no governo Bolsonaro.

Os representantes das empresas informaram que estão seguindo as novas diretrizes já implementadas pela Petrobrás, retomando exames de saúde e odontológicos que haviam sido suspensos e ampliando o conceito de prevenção para o escopo da saúde mental e do bem-estar das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Outro ponto tratado na reunião foi o programa de vacinação e de prevenção de doenças epidemiológicas, que é desenvolvido pelas subsidiárias e que a FUP e seus sindicatos têm cobrado que seja extensivo também aos trabalhadores terceirizados. A TBG, por enquanto, é a única empresa do sistema cujo programa de vacinação é voltado apenas para os empregados próprios. As representações sindicais cobraram que essa prática seja revista o quanto antes para que todos os trabalhadores abrangidos pela subsidiária tenham acesso à vacinação, independentemente de serem próprios ou terceirizados.

A FUP voltou a cobrar informações mais detalhadas sobre dados epidemiológicos dos trabalhadores da Transpetro, cujo representante no GT se comprometeu a disponibilizar as últimas análises realizadas. Além disso, o diretor de SMS da Federação, Raimundo Teles, foi convidado a participar da próxima reunião da Comissão de Saúde da subsidiária, fórum interno que discute os programas e ações de saúde ocupacional.

Também estava prevista a apresentação da nova política de segurança da Petrobrás, mas, devido a extensão dos outros temas tratados, essa pauta foi transferida para a próxima reunião do Grupo de Trabalho, agendada para o dia 27/07.

“A volta da interlocução com o movimento sindical foi fundamental para fazer a Petrobrás e as subsidiárias avançarem na pauta da saúde ocupacional, reestruturando programas que haviam sido desmontados e ampliando as ações para a prevenção e tratamento da saúde mental, disponibilizando canais de acolhimento para os companheiros que estão em sofrimento. Esperamos que o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores seja também a tônica da política de segurança e meio ambiente, que discutiremos na próxima semana”, ressaltou Raimundo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FUP (@fupbrasil)