Dia 30 de maio:

Grande ato nacional pela suspensão do equacionamento da Petros

Mobilização nacional convocada pela FUP e FNP, para o dia 30/05, tem a intenção de pressionar a direção da Petros e o seu Conselho Deliberativo a suspender as cobranças do Plano de Equacionamento do PPSP-R (PED 2021), até a solução definitiva que eliminará todos os equacionamentos e a Petrobrás a realizar os acordos necessários para colocar os recursos no patrimônio dos PPSPs que resolverão em definitivo esse problema, que aflige milhares de participantes e assistidos desses planos.

O grande ato nacional acontecerá em todas as bases das duas federações e contará com a participação de diversas entidades representativas dos petroleiros como Astape, Aepet, Abraspet e Cepes.

No Rio de Janeiro a concentração será em frente ao edifício sede da Petrobrás, o Edisen, a partir das 10 horas com início às 11 horas. Estarão presentes os sindipetros filiados à FUP: Caxias, Norte Fluminense, Pernambuco/Paraíba, Minas Gerais, Paraná/Santa Catarina e Unificado São Paulo. E pela FNP, os sindipetros: Rio de Janeiro, Litoral Paulista e São José dos Campos.

Os Atos locais acontecerão pela manhã nas bases dos sindipetros da FUP: Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará/Piauí e Amazonas. Pela FNP, os atos acontecerão nas bases dos estados: AL/SE e PA/AM/MA/AP.

A solução definitiva para eliminar todos os equacionamentos está sendo elaborada no GT paritário AMS / Petros, com rep esentantes da FUP e da Petrobrás.

Serão avaliadas propostas para o futuro dos planos previdenciários do Sistema Petrobrás e as alternativas de modelagem para esses planos com o objetivo de eliminar os atuais e futuros equacionamentos dos PPSPs e ainda evitar possíveis equacionamentos no PP2, garantindo com isso a sus sustentabilidade e perenidade.

Portanto, quanto maior a pressão que a categoria fizer, maior será a chance de caminhar para um desfecho satisfatório e rápido, pois a categoria, já está muito penalizada pagando os atuais equacionamentos. É importante ressaltar que nada vai adiantar se os petroleiros e petroleiras ficarem em casa de braços cruzados, esperando por uma solução que caia do céu.

Essa é a oportunidade para que os aposentados, aposentadas, pensionistas e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás mostrem a sua insatisfação, bradem em alto e bom som que não aguentam mais pagar o equacionamento e que é preciso uma solução urgente para esse problema, garantindo a sustentabilidade dos Planos Petros do Sistema Petrobrás – PPSPs.

Está insatisfeito com os equacionamentos? Não aguenta mais pagar essas contribuições extraordinárias? Então, se junte à FUP e à FNP e venha para as bases protestar e fazer um grande Ato no dia 30 de maio.