Contra todas as formas de assédio

FUP reúne-se nesta terça com GT da Petrobrás que discute medidas de combate a assédios sexuais

Foto: Adobe Stock

O Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras vem cobrando há tempos medidas efetivas de combate aos assédios e abusos na Petrobrás

[Da imprensa da FUP]

As diretoras da FUP, Cibele Vieira e Patrícia Jesus Silva, participam nesta terça-feira, 11, de reunião com integrantes do Grupo de Trabalho da Petrobrás que está discutindo mudanças nos procedimentos de tratamento e combate às denúncias de assédio sexual sofrido pelas trabalhadoras.

A reunião atende à solicitação feita pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras à diretora executiva de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobrás, Clarice Coppetti, no último dia 04.

Na ocasião, as dirigentes sindicais enfatizaram a necessidade da nova gestão da empresa envolver o movimento sindical na discussão de uma política de enfrentamento aos assédios sexuais, como também de combate a todas as outras formas de assédio que atingem as trabalhadoras e os trabalhadores do Sistema Petrobrás, tanto próprios, quanto terceirizados.

“O Coletivo de Mulheres da FUP vem cobrando há tempos medidas efetivas de combate aos assédios e abusos na Petrobrás. Esse, inclusive, foi um dos pontos da carta que entregamos a Jean Paul Prates, logo assim que ele assumiu a presidência da empresa”, lembra Patrícia, atual coordenadora do Coletivo.

Leia também: FUP repudia assédios contra petroleiras e cobra postura mais firme e coerente da Petrobrás

No último dia 06, a FUP e o Coletivo de Mulheres Petroleiras criaram um formulário para receber denúncias das trabalhadoras e dos trabalhadores contra todas as formas de assédio, garantindo o anonimato de quem responde ao questionário.


Formulário da FUP para denúncias de assédios: https://forms.gle/FbjPp12kMmnrgYf39


Os formulários digitais, no entanto, não substituem o Canal Denúncia criado pela Petrobrás para que as trabalhadoras vítimas de assédio formalizem as denúncias: https://www.contatoseguro.com.br/petrobras.

Documento da Petrobrás enviado à FUP:

Carta RH-RS-NS 132-2023 - FUP - GT Denúncias de Assé️dio