Contra o desmonte

FUP pede suspensão imediata da terceirização do CENPES-RJ e outras unidades

Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello - CENPES. Foto: Divulgação

Federação solicitou a suspensão das terceirizações na Petrobrás

[Da Comunicação da FUP]

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviou ofício à direção da Petrobrás, solicitando a suspensão imediata dos processos de terceirização de unidades da empresa, especialmente a do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES, localizado no Rio de Janeiro.

A Federação vem denunciando de forma contínua a falta de efetivo e cobrou à nova gestão o retorno dos concursos públicos. Não é cabível avançar no processo de terceirização no apagar das luzes, sem qualquer orientação nem atenção às prioridades estratégicas do novo governo e da nova gestão da empresa.

Após o golpe de 2016, a gestão entreguista da Petrobrás tem realizado de forma unilateral um nocivo processo de terceirização em diversas unidades do país, entre as quais destaca o CENPES (RJ). A Companhia em nenhum momento aceitou realizar o fórum de efetivo nem debater a política de licitação com os trabalhadores e trabalhadoras. Não houve negociação efetiva com as entidades sindicais.

Mas a realidade é que um novo governo foi eleito nas urnas e uma transição na gestão da Petrobrás, que teve início com a chegada do presidente Jean Paul Prates e sua equipe de trabalho.

É por isso que “à luz dos princípios do diálogo social e da boa-fé negocial” a FUP notificou à gestão da Petrobrás solicitando a suspensão imediata das terceirizações até que os representantes do novo governo e da nova gestão da Petrobrás se posicionem sobre as mesmas.