FUP participa pela primeira vez de reunião da Comissão de Saúde da Transpetro

Foto: Reprodução

Foi a primeira vez que uma entidade sindical teve a oportunidade de discutir a saúde do trabalhador diretamente com a equipe multidisciplinar da empresa

[Da imprensa da FUP]

Nesta quinta-feira, 27, a FUP participou da reunião da Comissão de Saúde da Transpetro, fórum interno da empresa que trata das medidas relacionadas à saúde ocupacional. Foi a primeira vez que uma entidade sindical teve a oportunidade de discutir a saúde do trabalhador diretamente com a equipe multidisciplinar da empresa. O convite feito na semana passada, durante reunião do GT de SMS e Saúde Mental.

A FUP foi representada na reunião pelo diretor de SMS, Raimundo Teles, que teve acesso às principais ações da Transpetro voltadas para o bem-estar físico e mental das trabalhadoras e dos trabalhadores, novo conceito adotado pela Petrobrás e seguido pela subsidiária, cujo foco é o cuidado com a saúde integral no ambiente de trabalho.

A Comissão de Saúde apresentou as medidas de prevenção à gripe aviária que estão sendo adotadas nos terminais da empresa, informou sobre a implantação do regime de teletrabalho integral para as pessoas com deficiência e pais de PCDs, explicou como funcionam os canais criados para acolhimento das trabalhadoras e dos trabalhadores em sofrimento mental, bem como de recebimento e enfrentamento das denúncias de assédio moral e violência sexual na subsidiária, entre outras ações de saúde ocupacional.

Os profissionais de saúde da Transpetro também falaram sobre a campanha de vacinação para prevenção de doenças transmissíveis, como a Covid-19 e a influenza. Segundo a empresa, todos os trabalhadores estão tendo acesso às vacinas, tanto os empregados próprios, quanto terceirizados, por meio de parcerias com as prefeituras locais.

Veja o relato do diretor da FUP: