Importante reunião finaliza com compromisso de derrubada da CGPAR 42, o que abre caminho para a volta da relação de custeio 70/30
[Da Comunicação da FUP]
Na tarde desta quinta-feira (21), aconteceu uma importante reunião entre a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a Petrobrás, e a Secretaria de Coordenação das Estatais (SEST). O encontro, que cumpre cláusula conquistada no Acordo Coletivo 2023-2025 assinado pela FUP e seus sindicatos, teve como objetivo avançar na derrubada da CGPAR 42, que permita avançar no retorno da relação de custeio 70/30 da AMS.
O diretor da FUP e coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, afirmou que a reunião foi “muito boa”. Segundo o diretor, a Sest tem sido muito transparente com os sindicatos e sinalizado boa disposição negocial, o que permitirá maior liberdade de negociação entre as empresas estatais e os sindicatos, sinalizando assim também a derrubada das condições impostas pela CGPAR 42 e 49. Com isso, segundo Bezerra, “se mantém a expectativa de que no dia primeiro de março de 2024 a CGPAR 42 perderá efeito e que naturalmente o caminho para voltarmos à antiga relação de custeio fica cada vez mais trilhado e essa possibilidade cada vez mais próxima”.
No encontro, foi acordada a publicação de uma ata detalhada, de caráter público, que explicite as posições que foram colocadas, e que formalize a vontade de avançar no assunto, uma importante cobrança da categoria, que tem lutado muito para derrubar essa normativa e avançar num caminho de maior respeito dos sindicatos e da negociação coletiva.
Confira o vídeo de Tezeu Bezerra