DEFENDER A PETRORÁS É DEFENDER A DEMOCRACIA

Petroleiros lançam manifesto contra terrorismo golpista na Petrobrás e fazem atos na quarta (11)

alt

FUP e sindicatos realizam atos na quarta em todo o Sistema Petrobrás e convocam assembleias para aprovação de manifesto em repúdio aos atos golpistas e terroristas

[Da imprensa da FUP]

Em reunião extraordinária nesta segunda-feira, 09, a FUP e seus sindicatos aprovaram um manifesto contra os ataques golpistas e terroristas que colocam em risco a democracia e a soberania nacional. O manifesto será apresentado à categoria para aprovação em assembleias nas bases do Sistema Petrobrás em todo o país.

As assembleias começam já na quarta-feira, 11/01, quando as entidades sindicais realizarão atos de repúdio às ações golpistas e às tentativas de terrorismo nas refinarias e distribuidoras de combustíveis, cujo objetivo é aumentar o caos no país.

Hoje, pela manhã, dirigentes dos sindicatos percorreram as unidades para verificar as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações. Desde domingo (08), a FUP vem cobrando medidas da Gerencia Executiva de Inteligência e Segurança Corporativa (ISC) da Petrobrás para coibir ações antidemocráticas, que possam facilitar atos terroristas.

Ainda nesta segunda, a FUP e seus sindicatos participam das manifestações democráticas que acontecem em diversas capitais do país, convocadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais. A orientação é de que a categoria petroleira compareça em massa aos protestos. Veja aqui os locais e horários.

Leia a íntegra do manifesto dos petroleiros:

Defender a Petrobrás é defender o Brasil: esse é o nosso trabalho. Golpistas não passarão!

A defesa incondicional da democracia e da soberania nacional são princípios que marcam as lutas históricas das trabalhadoras e dos trabalhadores petroleiros. Estampamos com orgulho em nossos uniformes a bandeira do Brasil. Bandeira esta que foi sequestrada por golpistas, cujas ações fascistas levaram o país e a nossa empresa à beira da destruição.

Os atos terroristas de domingo, em Brasília, chocaram o povo brasileiro e o mundo, com ataques afrontosos aos três poderes da República. Cenas de destruição do patrimônio público desnudaram em praça pública o fascismo como método e ideologia dos golpistas.

Nós, petroleiros e petroleiras, estamos em alerta nos últimos dias contra as tentativas de ataques terroristas às unidades do Sistema Petrobrás. Os golpistas tentaram ocupar as refinarias para impedir o abastecimento de combustíveis e aumentar o caos no país. Mas fracassaram retumbantemente.

“Defender a Petrobrás é defender o Brasil” não é só um grito de luta das nossas manifestações contra as privatizações. É o lema da nossa categoria. O sentido do nosso trabalho.

Qualquer ameaça à Petrobrás é uma ameaça ao povo brasileiro e à soberania da nossa nação. Nossa história é atravessada por resistências diversas contra ataques à nossa empresa, desde a sua criação, há quase sete décadas. Golpista algum irá nos intimidar.

Por tudo isso, nós, petroleiras e petroleiros do Sistema Petrobrás, nos colocamos a postos, em defesa do patrimônio público e da continuidade do nosso trabalho para abastecer o povo brasileiro, como sempre fizemos.

Manifestamos repúdio a qualquer atitude antidemocrática que possa vir a ocorrer por parte de bolsonaristas que ainda ocupem cargos de confiança no Sistema Petrobrás. Reiteramos as cobranças da FUP de que seja acelerado o processo de transição de gestão para que o presidente indicado pelo governo federal possa assumir o quanto antes o seu cargo e iniciar o urgente trabalho de recuperação da estatal.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Juntos somos fortes.

Democracia sempre!

FUP – Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras