FUP indica rejeição da proposta da Petrobrás e greve de 24 horas no dia 26

FUP

A Petrobrás apresentou à FUP nesta quarta-feira, 19, uma contraproposta econômica, que reajusta em 6,5% os salários dos trabalhadores da ativa, o que representa ganho real entre 0,9% e 1,2%.  A empresa também propõe pagar um abono referente a uma remuneração integral ou R$ 4.000,00, o que for maior, descontando o valor da antecipação de R$ 1.296,00 ou 12% de uma remuneração, que foi paga durante a quitação da PLR 2011. Veja aqui o documento da Petrobrás.

Os sindicatos e a direção da FUP indicam a rejeição da proposta, bem como greve de 24 horas no próximo dia 26. As assembleias começam nesta quinta-feira (20) para que os trabalhadores se posicionem sobre os indicativos. A FUP considera a proposta da Petrobrás um desrespeito aos trabalhadores, que se arriscam cotidianamente para fazer da empresa a principal locomotiva da economia do país. Além de um ganho real condizente com a importância do trabalho que realizam, os petroleiros reivindicam regras democráticas e justas para o pagamento e distribuição das PLRs.

Até o momento, a FUP teve três reuniões de negociação com a Petrobrás. A pauta da categoria foi apresentada no dia 31 de agosto, mas a empresa só concordou com a antecipação da inflação dos últimos 12 meses (IPCA de 5,24%), cujo adiantamento será pago ainda esse mês aos petroleiros.

A campanha deste ano trata especificamente das questões econômicas, pois o Acordo Coletivo dos petroleiros têm validade de dois anos para as cláusulas referentes a benefícios, condições de trabalho e demais cláusulas sociais.

Petroleiros estarão presentes ao ato unificado das categorias em luta, nesta quinta pela manhã, na Avenida Paulista

Nesta quinta-feira, 20, os petroleiros participam junto com os bancários, metalúrgicos, químicos e trabalhadores dos Correios de uma grande mobilização na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação fortalecerá as pautas das categorias do setor privado e público que estão em campanha neste segundo semestre, pressionando os patrões e o governo a avançar nas negociações. Os bancários e trabalhadores dos Correios já estão em greve e os petroleiros também irão parar por 24 horas no próximo dia 26. O ato na Avenida Paulista terá concentração das 06h00 às 09h00, em frente à sede da Petrobrás. A FUP orientou os seus sindicatos a enviarem caravanas com trabalhadores para tornar o ato ainda mais representativo.