FUP faz doação para pesquisa da Fiocruz que monitora variantes do novo coronavírus no Paraná

A unidade da Fiocruz no Paraná publicou matéria em seu site, ressaltando a importância de doação feita pela FUP para os estudos e pesquisas para monitorar e controlar o avanço de novas cepas do coronavírus no estado

[Do site da Fiocruz/PR

Ressaltando a importância de unir esforços para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) fez uma doação ao Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná). A iniciativa contribuirá para o avanço da pesquisa contínua na identificação e no monitoramento das linhagens do SARS-CoV-2 que circulam no estado Paraná, por meio do sequenciamento genômico de amostras de pacientes infectados com o novo coronavírus. O estudo faz parte das ações da Rede Genômica da Fiocruz.

O diretor da FUP, Gerson Castellano, justifica a doação destacando que a ciência é uma das ferramentas principais para mudar a vida da população e melhorar o planeta. “Entendemos que a Fiocruz é uma dessas entidades que faz ciência para mudar as realidades. Fizemos essa doação acreditando que nesta pandemia mundial todos os esforços são necessários para minimizar a dor daqueles que estão sofrendo as perdas e dos que ainda sofrerão. A ciência é fundamental para evitar que novas mortes ocorram e para que possamos buscar saídas para o enfrentamento da pandemia”, avalia Gerson.


Leia também:

FUP solicita ao TST que Petrobrás destine multas da greve para ações da Fiocruz de combate à Covid-19


Para o diretor do ICC, Stenio Fragoso, a ação da FUP é muito significativa e deve servir como estímulo para outras instituições. “Essa é uma forma de investimento que visa a melhoria da saúde pública, é feita em prol da população. Estamos gratos pela demonstração de confiança da Federação”, conclui o diretor.

Rede Genômica Fiocruz

A Rede Genômica da Fiocruz coordena um esforço nacional de pesquisa que busca estudar o genoma do SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e acompanhar suas linhagens e mutações genéticas. A iniciativa reúne especialistas de todas as unidades da Fundação no país e de institutos parceiros que se empenham diariamente em gerar dados mais robustos sobre o comportamento do vírus e contribuir para um melhor preparo do país no enfrentamento da pandemia em termos de diagnósticos mais precisos e vacinas eficazes.

O grupo participa da iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus, o GISAID, sendo um dos grupos curadores da iniciativa na América do Sul. Saiba mais sobre a iniciativa e acompanhe os relatórios mensais.