Reestatização

FUP e Sindipetro Bahia discutem futuro da RLAM em reunião com a Petrobrás

Foram tratados temas como o retorno dos petroleiros transferidos e a situação dos atuais trabalhadores da Acelen. Em documento enviado nesta quinta, a Petrobrás esclareceu que a retomada do controle da refinaria está em fase de discussão interna e que as entidades sindicais serão comunicadas e participarão das discussões que tenham reflexo no dia a dia dos trabalhadores

[Da imprensa do Sindipetro Bahia, com edição da FUP]

A reunião convocada pelo Sindipetro Bahia e pela FUP com a Petrobras para discutir os rumos da reestatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) ocorreu na terça-feira (20), na sede da estatal no Rio de Janeiro.

A comitiva, composta pela Coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, o Diretor de Comunicação, Radiovaldo Costa, o Assessor Jurídico, Clériston Bulhões, e o Coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, foi recebida por representantes do departamento de Recursos Humanos da estatal, pelo Gerente Executivo de Refino, Marcos Jeber, e membros do gabinete da presidência da Petrobras.

Durante a reunião, ficou evidente que a questão da reestatização da RLAM ainda está em fase de discussão interna na Petrobras, e que diversos trâmites e etapas técnicas precisam ser cumpridos antes da concretização do negócio. A empresa se comprometeu a informar ao Sindipetro-Ba e à FUP sobre cada uma dessas etapas à medida que elas avançarem.

Nesta quinta-feira, 22, a Petrobrás enviou documento às entidades sindicais, reiterando que “uma vez tomada qualquer decisão de negócio sobre esta questão, os representantes dos empregados serão comunicados e participarão das discussões que tenham reflexo no dia a dia dos trabalhadores, respeitando os compromissos firmados sobre as premissas para retorno dos empregados transferidos”.

Veja abaixo a íntegra do documento:

Carta RH-RS 044-2024 - FUP - Sindipetro BA - Esclarecimentos sobre proposta do Mubadala Capital para parceria em refino e biorrefino na Bahia

Leia também: Luta histórica da categoria petroleira, reestatização das refinarias ganha força com a retomada do controle da RLAM pela Petrobrás

Em relação aos aspectos de Recursos Humanos, foi dito que ainda não há tratativas específicas nesse sentido, pois a Petrobras entende que a questão dos trabalhadores, tanto os transferidos quanto o corpo de pessoal em geral, será discutida apenas após o avanço das etapas técnicas.

O Sindipetro-Ba reiterou seu papel como representante da categoria petroleira no estado e a Petrobras assegurou sua participação ativa em todas as discussões relacionadas aos trabalhadores. Nenhuma decisão será tomada sem o envolvimento e a contribuição efetiva do sindicato.

Quanto aos ex-trabalhadores da RLAM que desejam retornar para a Bahia, a Petrobras afirmou estar ciente desse desejo e tem buscado adotar medidas para resolver esse problema, que inclusive já foi levado muitas vezes pelo Sindipetro-Ba e pela FUP e que já foi solucionado em alguns casos.

Na reunião, o Sindipetro-Ba também destacou a importância de defender os interesses dos trabalhadores da Acelen, grupo também representado pela entidade sindical.