Exploração de petróleo

FUP e Ineep participam de audiência pública sobre Foz do Amazonas na Câmara dos Deputados

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Deyvid Bacelar, participou nesta quarta-feira, 31, de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados, para debater a intenção da Petrobrás em explorar petróleo e gás na foz do rio Amazonas.

Durante audiência coordenador da FUP defende investimentos de dividendos da Petrobrás em desenvolvimento econômico, social e sustentável. Visando ampliar o debate sobre a intenção da Petrobrás em explorar petróleo e gás na foz do Rio Amazonas,  Deyvid Bacelar, destacou a capacidade da empresa petrolífera brasileira em ajudar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

Bacelar também criticou durante a audiência, a distribuição de dividendos na gestão anterior da empresa pública. “Nós tivemos R$ 388 bi pagos via dividendos para os acionistas da Petrobrás. Isso é um acinte. Nenhuma empresa de petróleo e gás fez isso no mundo”, afirmou Deyvid Bacelar.

Além disso, o coordenador-geral da FUP defendeu o investimento dos dividendos da Petrobrás em desenvolvimento sustentável. “Essa riqueza vultuosa gerada pela atividade petrolífera precisa sim ser investida numa transição energética justa, mas com diálogo com a sociedade, com as comunidades indígenas e quilombolas”, ressaltou Deyvid Bacelar.

Deyvid Bacelar também disse acreditar que o atual governo intermediará um diálogo entres os ministérios de Minas e Energia e Meio Ambiente para se chegar ao desenvolvimento econômico, social e sustentável. “Nós entendemos que este é governo do diálogo e pode fazer com que o Ministério de Minas Energia é o Ministério do Meio Ambiente se entendam para que possamos ter um processo de desenvolvimento econômico, social e sustentável na região”, falou Bacelar.

Leia também:

» Debate sobre Margem Equatorial é oportunidade para ampliar a pesquisa e o desenvolvimento nacional, diz Ineep

A íntegra da audiência pública pode ser acompanhada neste link: